close
Publicidade

Como abrir espaço para as múltiplas culturas na propaganda?

Fonte: divulgação

Esse é um dos temas abordados durante o Cupp Summit Festival, evento organizado pelo Curso de Publicidade e Propaganda da Univille

Inspirados em propostas e temáticas que frequentemente vem sendo abordadas pela propaganda no Brasil e em outros países, a organização do Cupp Summit Festival, formada por professores e acadêmicos, traz de 27 a 29 de outubro, a temática “a publicidade e suas múltiplas culturas”, para o evento em 2020. Serão quatro painéis e duas sessões de entrevistas, envolvendo profissionais da área de propaganda, design e gestão mercadológica. “Ter esse assunto na pauta de discussão é muito importante, não só pelos movimentos sociais que nele estão inseridos, mas pela necessidade de ouvirmos vozes de diferentes regiões do Brasil falando sobre propaganda”, observa o coordenador do curso, prof. Dr. Silvio Simon.

Na abertura, dia 27, um painel reúne três profissionais que irão discutir “como abrir espaço para as múltiplas culturas na propaganda”. A intensão é provocar um diálogo sobre acessibilidade, representatividade e pluralidade, não só em relação a temas que compõem a propaganda, mas também o acesso de profissionais nas empresas que compõem o trade. Estarão nesse painel Vico Benevides (Executive Creative Director na GTB), Gabrielle Paulino (Gerente de B. I. na Agência GUT) e Paula Ganem (Diretora de Comunicação Corporativa da Publicis).

O outro painel dessa noite, em formato de entrevista, envolve o papel de quem constrói informação na propaganda, com o tema “O que a mídia tem a dizer sobre isso?”. Será o momento de ouvir Bruna Calmon, apresentadora do programa Reclame (Multishow), Leonardo Araújo, Editor do site PROPMARK, e Jailson de Sá, editor do portal Acontecendo Aqui. O portal, de Santa Catarina, tem muita relevância no meio catarinense, sendo um dos maiores sites informativos na área de comunicação do país.

O segundo dia (28/10) começa circulando pelo Brasil. Segundo Simon o foco é mostrar o que é produzido em propaganda além do que conhecemos em Santa Catarina, ou, São Paulo, por exemplo. Com o título “Publicidade com sotaque” o painel terá a participação de Moema Duarte (Oficina Comunicação – Caruaru/Pernambuco), Gustavo Greco (Greco Design, Belo Horizonte/Minas Gerais) e Laura Resende (Podcast Publicitários com A, Cuiabá/Mato Grosso), sendo que esta em negociação a participação de um profissional com atuação no meio publicitário em Rio Branco, Acre.

Encerrando a noite, o Cupp Summit Festival terá uma entrevista com dois profissionais que irão dialogar sobre “O poder da inclusão”. A ideia da entrevista é que Priscila Coral (Exit Comunicação/Joinville) e Rodolvo Sonnewend (Arquitetos da Criatividade/São Paulo) sejam instigados sobre mulheres na criação e pessoas com deficiência nas agências de comunicação. Assim como nos outros dias do evento, estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Univille serão os responsáveis por conduzir as apresentações e esta entrevista.

Para o último dia (29/10), a primeira atração é o painel “criadores de conteúdo”. Estarão presentes Gabriel Bernando, egresso do curso da Univille e que tem atuado na plataforma TikTok, e Celine Ramos, Head Gerência na Mosaico. A Mosaico tem se destacado como uma das agências com forte inserção e acompanhamento na construção de conteúdo por influencers nas plataformas digitais da internet.

Para finalizar o evento, Raphael Augustus, jornalista da NSC TV Joinville, irá fazer uma entrevista com profissionais que atuam na propaganda. A ideia é que se possam ter momentos de discussão sobre “o que pensam @s profissionais da propaganda?”, em relação a publicidade e suas múltiplas culturas. Participam da entrevista Dilma Souza Campos (CEO Outra Praia e conselheira da Associação de Marketing Promocional), Ary Nogueira (diretor de arte na agência Gana) e Bruna Lisboa (CEO da Climb Marketing/Florianópolis). Nessa noite, destaca para Dilma Souza Campos que é autora de um dos capítulos do livro Publicidade Antirracista – reflexões, caminhos e desafios (Editora ECA/USP), que na última sexta (23/10) foi indicado como finalista, na categoria Economia Criativa, do 62º Prêmio Jabuti.

As inscrições para o Cupp Summit Festival são gratuitas e podem ser feitas no https://www.sympla.com.br/cupp-2020—a-publicidade-e-suas-multiplas-culturas__102295. A transmissão irá ocorrer pelo canal Univille Play, que a Universidade possui no YouTube.

Serviço:

O quê: Cupp Summit Festival

Quando: 27 a 29/10/2020

Onde: Transmissão pelo Univille Play (YouTube)

Inscrições: https://www.sympla.com.br/cupp-2020—a-publicidade-e-suas-multiplas-culturas__102295.

Mais informações: https://www.facebook.com/cuppuniville ou https://www.instagram.com/cuppuniville/

 

Tags : cuppcursofestivalpublicidadesummituniville
Guilherme Crespo

The author Guilherme Crespo

Publicitário com pós-graduação em Gestão de Negócios em Marketing pela ESPM, fez sua carreira como Redator com passagens pelo Groupon Brasil, All Set, AT2D e V20, atendendo Nestlé, AIG Seguros, The Fifties, MetroFit, A&E, Siemens, GE e Michelin. É sócio-fundador da Creativosbr, onde dirige o time de Criação.

Comentários no Facebook