close
Publicidade

Devassa Tropical Dark e a polêmica mulher x cerveja

O Ministério da Justiça abriu um processo contra a cervejaria japonesa Kirin, detentora da marca Devassa. O anúncio, veiculado entre 2010 e 2011, seria considerado abusivo por “equiparar a mulher negra a um objeto de consumo, por meio da comparação entre seu corpo e um produto”, conforme comunicado do Ministério.

O assunto gera polêmica, mais uma vez, com a relação entre mulher x cerveja sempre utilizada nos comerciais veiculados no Brasil. Dessa vez, a campanha da Devassa Tropical Dark traz a ilustração de uma mulher negra com vestido vermelho de gala e em posição sensual em harmonia com a mensagem: “É pelo corpo que se conhece a verdadeira negra”. Certo ou errado, o assunto é sempre delicado, seja pela imagem atrelada ao sexo feminino, quanto à possível interpretação de preconceito racial.

Caso a cervejaria Kirin seja punida, a multa pode chegar aos R$ 6 milhões.

 

Tags : propaganda-publicidade-blog-crespo-blogdocrespo-ce
Filipe Crespo

The author Filipe Crespo

Publicitário formado e Mestre em Administração com ênfase em Finanças. Profissional de mídia certificado pelo Grupo de Mídia de São Paulo construiu carreira em agências como Ogilvy, Africa, Y&R, JWT, W/McCann e Lowe, atendendo clientes como: P&G, Unilever, BRFoods, LG, Bradesco e Mastercard. Atualmente é Sócio Diretor do Creativosbr e Consultor de Mídia do McDonalds no Brasil. É idealizador do Amigos do Mercado. É também professor de Planejamento de Mídia na FECAP, na FAAP e no MBA do Mackenzie.

Comentários no Facebook