close
Entrevistas

Entrevista: Ângelo Franzão

Ainda tratando das comemorações de 2 anos do Blog do Crespo, novas seções estão sendo criadas no blog e as já existentes, atualizadas.

Uma dessas novidades, é que a partir desse mês de Abril, o Blog do Crespo trará entrevistas com grandes nomes do mercado publicitário. São entrevistas exclusivas ao Blog do Crespo e que trarão questões que tem muito a ver com vocês.

Todas essas entrevistas ficarão disponíveis na área de post do blog e também na seção ENTREVISTAS criada recentemente no Blog do Crespo.

Nessa primeira edição, temos a honra de trazer a todos vocês, a entrevista que fizemos com Ângelo Franzão.

Vejam:

Angelo Franzão Neto 

 

Quem é ele?

Iniciou sua carreira, como pesquiseiro de mídia na Almap ainda na década de 70, passando posteriormente para a Norton. Transferiu-se para a Ogilvy, onde dois anos mais tarde, assumiu a gerência de todo o departamento. A partir de 1980, foi para a McCann, onde permaneceu por 30 anos e chegou a VP de Mídia e Chairman do McCann Worldgroup. Anunciou sua saída da empresa e assumiu a função de Vice Presidente da PointLogic no Brasil. Foi ainda sócio da Hullaboom, Presidente do Grupo de Mídia de São Paulo e é hoje, um dos profissioanis de mídia mais premiados do mercado. Recentemente, transferiu-se para a AACD, onde atua como Vice Presidente Voluntário e Superintendente de Captação de Recursos e Marketing da entidade.

 

Blog do Crespo – Qual sua opinião sobre a atuação do Brasil no cenário mundial da propaganda?
Ângelo Franzão –  ASSIM COMO COMPROVAM OS GRANDE FESTIVAIS DE PUBLICIDADE NO MUNDO TODO, O BRASIL, HÁ MUITO, POSICIONA-SE COMO PAÍS DE PRIMEIRO MUNDO NA ÁREA. INVARIAVELMENTE ESTÁ CLASSIFICADO ENTRE OS PAÍSES QUE ELEGEM A CRIATIVIDADE, A OUSADIA, COMO CONCEITO DE QUALIDADE. O QUE SINTO É QUE NO MOMENTO EM QUE A PROPAGANDA ESTÁ INCORPORANDO NOVOS E FUNDAMENTAIS INGREDIENTES NA SUA COMPOSIÇÃO, MUITOS AVALIADOS NA CATEGORIA TITANIUN EM CANNES, AÍ SIM, O MERCADO BRASILEIRO ESTÁ EM DESVANTAGEM. AINDA NÃO TIVEMOS NENHUM DESTAQUE NA ÁREA O QUE ACABA NOS AFASTANDO DO “BLOCO” DA FRENTE. MAS ENTENDO TAMBÉM QUE TEMOS
MUITAS RAZÕES PARA JUSTIFICAR O DESEMPENHO NÃO MUITO FAVORÁVEL NA CATEGORIA QUE CONTEMPLA A INTEGRAÇÃO DOS CANAIS E DAS IDEIAS INUSITADAS. TENHO CERTEZA QUE LOGO MAIS NOS DESTACAREMOS TAMBÉM NESTA CATEGORIA.  


Blog do Crespo – O Brasil tem o departamento de mídia inserido dentro das agências, diferentemente do que ocorre nos EUA e na Europa, que trabalham com os bureaus . Qual formato é melhor?
Ângelo Franzão – SEM DÚVIDA ALGUMA O NOSSO FORMATO É O MELHOR. PRIMEIRO PORQUE FORÇA A INTEGRAÇÃO DA MÍDIA COM TODAS AS ÁREAS DA COMUNICAÇÃO, NOTADAMENTE A CRIAÇÃO. SEGUNDO PORQUE A INFORMAÇÃO DA MÍDIA (PENETRAÇÃO, PERFIL, IDENTIDADE COM O CONSUMIDOR, REANTABILIDADE, ENTRE OUTRAS) É Q QUE INDICA OS CAMINHOS NÃO APENAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PLATAFORMA CRIATIVA, MAS ATÉ A BASE DO PRÓPRIO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. AS EMPRESAS DE MÍDIA LÁ FORA SENTEM, E MUITO, A AUSÊNCIA DA SINERGIA QUE DESFRUTAMOS AQUI NO BRASIL. ESTE SENTIMENTO É TÃO GRANDE POR LÁ A PONTO DE ALGUMAS EMPRESAS DE MÍDIA JÁ TEREM EM SEUS QUADROS, PROFISSIONAIS DE CRIAÇÃO E ATÉ PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. CONCLUSÃO – É O RETORNO AO NOSSO FORMATO, SÓ QUE AGORA PELO ÂNGULO DA MÍDIA!!!
 

Blog do Crespo – Qual é o melhor caminho hoje, pra quem sai de uma faculdade e quer trabalhar nesse negócio de Mídia. Agência, veículo ou cliente?
Ãngelo Franzão – ESTA É UMA EXCELENTE PERGUNTA. OLHA, SINCERAMENTE EU ACHO QUE QUEM SAI HOJE DAS UNIVERSIDADES DEVE AVALIAR MUITO AS OPORTUNIDADES, ESPECIALMENTE VINDAS DAS ÁREAS DE VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO E CLIENTES. PERCEBMOS QUE ESSAS DUAS ÁREAS OFERECEM TANTAS OPORTUNIDADES COMO AS AGÊNCIAS DE PROPAGANDA. OS VEÍCULOS, ESPECIALMENTE PARA ALIMENTAR O DIÁLOGO TANTO COM AS AGÊNCIAS COMO COM OS CLIENTES, PRECISAM FORTALECER PROFISSIONALMENTE SEUS QUADROS, E O PROFISSIONAL DE MÍDIA PODERÁ AGREGAR UM VALOR INESGOTÁVEL A OPERAÇÃO. JÁ O CLIENTE, ALÉM DE VIVER A MESMA SITUAÇÃO, TEM COMO FOCO OUTRAS PREOCUPAÇÕES QUE NEM SEMPRE SÃO VALORIZADOS NO PROCESSO. O ROI – RETORNO DO INVESTIMENTO EM QUALQUER FASE DO PROCESSO (MÍDIA, CRIAÇÃO, PROMOÇÃO, ETC.) JÁ É DEFAUT EM QUALQUER ANUNCIANTE, EM QUALQUER CATEGORIA. E ESSAS ATIVIDADES ESTÃO LÁ NO DNA DO PROFISSIONAL DE MÍDIA. PORTANTO, ACHO QUE O PROFISSIONAL INICIANTE NA ÁREA DE MÍDIA DEVE TER A MENTE BEM ABERTA PARA DETECTAR OPORTUNIDADES.  AS AGÊNCIAS, INFELIZMENTE, ESTREITAM DIA A DIA SUAS PORTAS,NÃO APENAS NAS OPORTUNIDADES, MAS TAMBÉM NO PRÓPRIO DESENVOLVIMENTO. POTANTO, QUEM AGREGAR AS POSSIBILIDADES VINDAS DO CLIENTE E DO VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO NO LEQUE DE OPÇÕES, PERCEBERÁ, COM CERTEZA QUE A SUA SITUAÇÃO FICARÁ MUITO MAIS INTERESSANTE;
 

Blog do Crespo – O que é mais importante para ser um profissional de mídia? A técnica, a experiência ou a força de vontade?
Ângelo Franzão – RISOS….TUDO ISSO MEU CARO AMIGO FILIPE, E MUITO MAIS. A TÉCNICA É FUNDAMENTAL, AFINAL NADA SE REALIZA SEM A COMPROVAÇÃO DO ACERTO, SEM A GARANTIA DA RENTABILIDADE, SEM A CERTEZA DA PERTINÊNCIA,ETC. A EXPERIÊNCIA É INDISPENSÁVEL PORQUE QUALQUER ERRO HOJE É IMPERDOÁVEL. E MÍDIA É BOLA DE CRISTAL, NÉ? PROGRAMA-SE VEÍCULO BASEADO EM AUDIÊNCIA, CIRCULAÇÃO, ACESSO E SEMPRE COM MUITOA ANTECEDÊNCIA.  E APENAS NO MOMENTO DA VEICULAÇÃO É QUE O PLANEJAMENTO SE CONCRETIZA. NESSE MOMENTO, OS NÚMEROS PREVISTOS NO PLANEJAMENTO DEVEM SER ATINGIDOS OU SUPERADOS E ISTO SÓ É POSSÍVEL COM A EXPERIÊNCIA, O DOMÍNIO E A SEGURANÇA QUE QUALQUER SURPRESA PODERÁ SER EVITADA. E A FORÇA DE VONTADE, DEDICAÇÃO, EMPENHO, ENTRE OUTROS PREDICADOS É O QUE DÁ VIDA E GARANTE O DESTAQUE DO PROFISSIONAL. EU AINDA CITARIA MAIS ALGUNS INGREDIENTES PARA QUE O PROFISSIONAL DE MÍDIA SEJA DESTACADO NO PROCESSO: INGLÊS, HABILIDADE COM INFORMÁTICA/TECNOLOGIA, BOA INFORMAÇÃO, EXERCITAR A CRIATIVIDADE (TODOS NÓS SOMOS CRIATIVOS – BASTA EXERCITÁ-LO), ETC.
 

Blog do Crespo– Estudantes de faculdades não renomadas, obviamente encontram dificuldades maiores em processos de seleção dentro das agências. De que forma, esses estudantes podem buscar uma diferenciação na tentativa de compensarem essa questão?
Ângelo Franzão – O PREPARO. SEM DÚVIDA, UMA UNIVERSIDADE RENOMADA PODE APRESENTAR MELHOR O CANDIDATO, MAS SOMENTE ISSO. O DIA A DIA IRÁ MOSTRAR QUEM ELE  É DE FATO. PORTANTO ACHO QUE ISSO NÃO FUNCIONA MUITO. BASTA O CANDIDATO ESTAR BEM PREPARADO, ATENDENDO OS REQUISITOS BÁSICOS DESCRITOS NA PERGUNTA ANTERIOR, POR EXEMPLO, E TENHO CERTEZA QUE ELE TERÁ AS MESMAS OU MAIORES OPORTUNIDADES DOS DEMAIS. POR ISSO QUE SOU RADICALMENTE CONTRA ESSAS COTAS QUE EXISTEM POR AI. BASTA TER VOCAÇÃO (FUNDAMENTAL), DETERMINAÇÃO (INDISPENSÁVEL), DISPOSIÇÃO (DESEJÁVEL) QUE COM O DOMÍNIO DA TÉCNICA, DO CONHECIMENTO E, COM O TEMPO, DA EXPERIÊNCIA, TUDO SE RESOLVERÁ ADEQUADAMENTE.  


Blog do Crespo – Você já passou por diversas agências, foi Presidente do Grupo de Mídia, foi empresário e agora vai trabalhar na AACD. Explique como será esse seu novo trabalho.
Ângelo Franzão – FILIPE, A AACD É UM PROJETO DE VIDA. QUANDO RESOLVI A SER VOLUNTÁRIO, HÁ 12 ANOS ATRÁS, TENTEI ME ENTREGAR DE CORPO E ALMA À ENTIDADE. COM O TEMPO PERCEBI QUE APENAS CONSEGUIA ENTREGAR A ALMA, JÁ QUE O CORPO TINHA QUE ESTAR EM OUTRAS ÁREAS PARA A GARANTIA DO LEITE DE LÁ DE CASA..RISOS. ISSO ME FRUSTRAVA MUITO PORQUE A CAUSA DA AACD, ENTRE OUTRAS, É EXTREMAMENTE NOBRE.  ATUAR NO TERCEIRO SETOR É MUITO GRATIFICANTE. ESTÁ EM PLENO DESENVOLVIMENTO E PROFISSIONALIZAÇÃO E NO CASO DA AACD, TRABALHAR PARA AS CRIANÇAS ESPECIAIS E COM OS PARCEIROS, OS COLABORADORES, OS DIRETORES, OS CONSELHEIROS E OS FUNCIONÁRIOS É AINDA MAIS GRATIFICANTE. ISSO ME FEZ CRIAR UM PROJETO DE VIDA – TRABALHAR FULL TIME PARA A ASSOCIAÇÃO UM DIA. E AGORA CHEGOU O MOMENTO, PARA A MINHA FELICIDADE. REALIZAR ESSE PROJETO SERÁ UMA GRANDE FELICIDADE MESMO. ESTOU NA AACD À FRENTE DA ÁREA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS E MARKETING E ESTOU TENTANDO EMPREGAR TODOS OS PREDICADOS QUE DESCREVI ANTES (PARA QUEM QUER SER UM BOM PROFISSIONAL DE MÍDIA). AGORA ESTOU DE CORPO E ALMA LITERALMENTE E MAIS, COM A DETERMINAÇÃO, COM A VONTADE, COM A DISPOSIÇÃO DE ENTREGAR O MEU MELHOR – NÃO IMPORTA DE QUE ÁREA PARA QUE A AACD SEJA AINDA MAIS ÚTIL A SOCIEDADE. A DISPOSIÇÃO DE MUITOS QUE JÁ ATUAM COM A AACD, CADA UM NO SEU FORMATO, É EXTREMAMENTE CONTAGIANTE E QUERO HUMILDEMENTE ME UNIR À TODOS PARA ENGRANDECERMOS AINDA MAIS ESSE CENTRO QUE HOJE JÁ É SINÔNIMO DE EXCELÊNCIA NO PAÍS E ATÉ NA AMÉRICA LATINA. NOSSO PRESIDENTE – EDUARDO CARNEIRO, NOSSO CEO – JOÃO OTAVIANO MACHADO, PRESIDENTE DO CONSELHO – HORACIO PIVA REPRESENTAM, CADA UM NA SUA ÁREA, EXEMPLOS DE REALIZAÇÃO, DE PROFISSIONALISMO, DE CAPACITAÇÃO ENTRE OUTROS. E TRABALHAR COM ESSAS EMBALAGEM GRATIFICAM MUITO. ESTOU MUITO FELIZ MESMO.    
 

Blog do Crespo – Você tem um ídolo na Propaganda? Quem seria?
Ângelo Franzão – TENHO MUITOS. SERIA ATÉ INJUSTIÇA CITAR NOMES PORQUE INEVITAVELMENTE ESQUECERIA DE MUITOS QUE, EM ALGUM MOMENTO, FORAM DETERMINANTES PARA A MINHA FORMAÇÃO, TANTO PROFISSIONAL COMO PESSOAL. MAS PARA NÃO FICAR SEM RESPOSTAS, VOU LEMBRAR AQUI OS MEUS CHEFES AO LONGO DE MINHA CARREIRA. TODOS AO SEU ESTILO ME ENSINARAM MUITO (MUITOS ATÉ SEM PERCEBER..RS). O OTTO DE BARROS VIDAL FOI O PRIMEIRO, NA ALMAP. FOI ELE QUE ME INDICOU O CAMINHO DA ÉTICA PROFISSIONAL, DA NECESSIDADE DO DOMÍNIO DA TÉCNICA, DA DISCIPLINA, DA JUSTIÇA NA NOSSA ATIVIDADE DE MIDIA. O HÉLIO ABUD, QUE JÁ NÃO ESTÁ ENTRE NÓS, ME ENSINOU A ARTE DA NEGOCIAÇÃO DE MÍDIA. O EDSON BENETTI (O EDSON – PROFISSIONAL DE AGÊNCIA, DIRETOR DE MÍDIA, NÃO O EDSON “AUDITOR”) TAMBÉM FOI UMA GRANDE E BOA REFERÊNCIA NA MINHA VIDA PROFISSIONAL. DEPOIS O CALÉ – CARLOS ALBERTO PARENTE, MEU DIRETOR NA NORTON. O CALÉ FOI E É MUITO IMPORTANTE PRA MIM. PARA SE TER UMA IDEIA, SEMPRE QUE ALGUMA PEDRA ENTRA SEM QUERER NO MEU SAPATO, CORRO LÁ PRA ME ACONSELHAR COM ELE. O ALTINO JOÃO DE BARROS TAMBÉM FOI UMA GRANDE REFERÊNCIA PROFISSIONAL PRA MIM. CLARO QUE EXISTEM  MUITOS OUTROS. MEU CONVÍVIO NO GRUPO DE MIDIA, NÃO APENAS NAS DUAS GESTÕES COMO PRESIDENTE, MAS EM TODA A MINHA ATIVIDADE, ME COLOCOU EM CONTATO COM GRANDES PROFISSIONAIS E MUITAS REFERÊNCIAS NOBRES: DANIEL BARBARÁ, PAULO CHUEIRI, JOSÉ FRANCISCO, WALDEMAR LISF….(SEMPRE TIVE DIFICULDADES EM ESCREVER O SOBRENOME DELE), JOSÉ ALVES, ENFIM, COM CERTEZA DIVERSOS OUTROS. ISSO SEM ENTRAR NO BLOCO DOS PARCEIROS DE DIRETORIA DO GRUPO DE MIDIA.


Blog do Crespo – Qual a campanha que você mais se orgulha de ter feito parte?
Ângelo Franzão – FILIPE, FORAM DIVERSAS, MAS QUE MAIS ME MARCARAM FORAM AS GRANDES PROMOÇÕES DA NESTLÉ (SHOW DO MILHÃO, E AS DEMAIS); OS LANÇAMENTOS DA GENERAL MOTOS: MONZA (ANTIGO NÉ?), CELTA; OUTRA ANTIGA: LOUCO POR LEE – VOZ INCONFUNDÍVEL DO GRANDE LUIS ORQUESTRA; DIVERSAS CAMPANHAS DE COCA COLA; LANÇAMENTO DO SANTANDER (COM JOGADORES BRASILEIROS DO REAL MADRI); ENFIM, FORAM DIVERSAS. O QUE ME GARANTIA SATISFAÇÃO PLENA ERA, JUNTAMENTE COM A CRIAÇÃO, CRIAMOS PROJETOS, INDEPENDENTEMENTE DOS VALORES. E NESSA LINHA TENHO MUITOS EXEMPLOS JÁ QUE MINHA ATUAÇÃO SEMPRE PRIVILEGIOU O CONTATO MUITO PRÓXIMO, TANTO COM A CRIAÇÃO COMO COM O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. OUTRA ATIVIDADES QUE ME ORGULHAVAM FORAM OS GRANDES PATROCÍNIOS, OS GRANDES PROJETOS DE MIDIA, ALGUNS VENCEDORES DOS CONCURSOS DE CRIATIVIDADE, OS DOIS LEÕES DE OUTRO EM CANNES, OS 5 SHORTLISTS, ETC…  


Blog do Crespo – Muitos estudantes enviam perguntas ao Blog do Crespo, com dúvidas referentes à importância que o mercado dará ao Certificado dos Profissionais de Mídia, lançada recentemente pelo Grupo de Mídia de São Paulo. Como você vê essa questão?
Ângelo Franzão – A CERTIFICAÇÃO É FUNDAMENTAL E SERÁ DEFAUT DENTRO DE POUCO TEMPO. A CERTIFICAÇÃO VEIO PARA SELECIONAR OS MÍDIAS DOS NÃO MÍDIAS. A GENTE QUE TEM A OPORTUNIDADE DE VIAJAR POR AI AFORA, SABE QUE MUITOS SE APRESENTAM COMO PROFISSIONAIS DE MÍDIA, MAS NO FUNDO SÃO MEROS ASSISTENTES, EX-SECRETÁRIAS (NADA CONTRA AS SECRETÁRIAS) E ATÉ DONOS DE AGÊNCIAS QUE FAZEM DA NOSSA ATIVIDADE UMA SALADA DE FRUTAS (PODRES). A CERTIFICAÇÃO, ALÉM DE QUALIFICAR AINDA MAIS OS PROFISSIONAIS DE MIDIA, IRÁ GARANTIR O MAIOR CONCEITO, A MAIOR VALORIZAÇÃO – INCLUSIVE SALARIAL, E O “QUEM É QUEM” DEFINITIVO NA NOSSA ATIVIDADE. ACHO QUE TODOS QUE ATUAM NA ÁREA DEVEM SE PREOCUPAR E SE PREPARAR PARA A CERTIFICAÇÃO PORQUE NO FUTURO QUEM NÃO ESTIVER CERTIFICADO NÃO TERÁ VEZ. 
 

Blog do Crespo – Se desejar, deixe uma mensagem por conta dos 2 anos do Blog do Crespo.
Ângelo Franzão – O BLOG  DO CRESPO É UM DOS EXEMPLOS DE CRIATIVIDADE, DE OUSADIA, DE DETERMINAÇÃO, DE VOCAÇÃO, ENFIM, EXEMPLOS TODOS NOBRES. NÃO É POR ACASO QUE O FILIPE CRESPO, QUE EU TANTO ACOMPANHO E ADMIRO, É HOJE UM DOS GRANDES TALENTOS E REAL PROMESSA DA MÍDIA E DA COMUNICAÇÃO. FICO MUITO FELIZ EM PARTICIPAR DAS SUAS MANIFESTAÇÕES PORQUE PERCEBO O CARINHO E O DESEJO DELE EM ENTREGAR O MELHOR PARA TODOS NÓS. EU MESMO ME INFORMO NO SEU BLOG E POSSO GARANTIR QUE HOJE, O QUE ELE DISPONIBILIZA LÁ, É UMA GRANDE REFERÊNCIA PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DE MÍDIA. PARABÉNS NÃO APENAS PELOS DOIS ANOS, MAS PELO “TODO DIA”. UM ABRAÇO PARA TODOS E EM ESPECIAL AO FILIPE CRESPO. ANGELO FRANZÃO

 

Entrevista exclusiva ao Blog do Crespo, em 07/04/2011. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.

Tags : 2 anosaacdaniversárioblogblog do crespoentrevistafilipe crespogrupo de mídiamccannmercadomídiaprofissionalpropagandapublicidadepublicitário
Filipe Crespo

The author Filipe Crespo

Publicitário formado e Mestre em Administração com ênfase em Finanças. Profissional de mídia certificado pelo Grupo de Mídia de São Paulo construiu carreira em agências como Ogilvy, Africa, Y&R, JWT, W/McCann e Lowe, atendendo clientes como: P&G, Unilever, BRFoods, LG, Bradesco e Mastercard. Atualmente é Sócio Diretor do Creativosbr e Consultor de Mídia do McDonalds no Brasil. É idealizador do Amigos do Mercado. É também professor de Planejamento de Mídia na FECAP, na FAAP e no MBA do Mackenzie.

Comentários no Facebook