close
Conteúdo

10 curiosidades do mundo publicitário que provavelmente você não sabe

Que o mundo da publicidade é cheio de curiosidade todos nós sabemos.

Então, com isso, listamos logo abaixo 10 curiosidades incríveis que vão te fazer desacreditar da força do Mundo Publicitário nas telinhas e no mundo. Saca só:

  1. Leão do Imposto de Renda.

Por conta de uma Campanha Publicitária da Receita Federal em 1979, era muito comum escutarmos expressões como “prestar contas ao Leão”. Logo, a Agência DPZ (hoje DPZ-T) utilizou dessa popularidade para criação da Campanha, e com a grande divulgação, o Governo Federal adotou o animal como Símbolo Oficial.

FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=EOlV2hVsaOQ

2.LequeTreque da Sadia.

A Sadia teve um de seus primeiros comerciais criados pela DPZ, em 1969, sempre pensando em levar velocidade e praticidade para os consumidores, e no início de 1970 faz o lançamento do nome produto: O Frango Defumado. Para comunicar o lançamento do produto foi criado o Franguinho, que hoje se tornou o reconhecido logo e porta-voz da Marca.

FONTE: https://www.sadia.com.br/sadia#:~:text=Lek%20Trek,do%20p%C3%BAblico%20pelo%20nosso%20franguinho.

3.Primeiro personagem fictício a fazer Publicidade.

Na novela “A Dona do Pedaço”, a atriz Paolla Oliveira quebrou paradigmas da emissora Globo. Sendo Garota-Propaganda da marca, se despede dizendo que é sua última participação pela Empresa. Dessa forma, a personagem Vivi Guedes, que “tomou o lugar” da atriz que a interpreta, Paolla Oliveira aparece apresentando as ofertas da Fiat.

FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=C6bt9jbaww4

4.Logos de Fast-food Vermelho e Amarelo.

Já parou para pensar nos logos de fast-food e o que eles possuem em comum? Mc Donalds, Burger King, Pizza Hut, KFC. Sim, todos possuem as mesmas cores, mas por quê? Estudos dizem que o “amarelo” reforça sentimentos como conforto e confiabilidade. Já o “vermelho” pode estar associado ao sentimento de fome, formando assim a Teoria do Ketchup e Mostarda.

FONTE: https://www.freeimages.com/pt/search/mcdonaldhttps://pixabay.com/images/search/kfc/

5.Super Bowl 2021.

Bom, se você não conhece, já ouviu falar! O Super Bowl é sem dúvidas o maior evento que apresenta a publicidade mais cara da televisão mundial. E, nesse ano de 2021, a CBS cobrou U$ 5,5 milhões para exibir 30 segundos nos intervalos dos jogos.

6.Rivalidade da Publicidade na TV x Internet.

Mesmo com a internet possuindo plataformas bombásticas, como Instagram, Facebook, TikTok, no ramo da Publicidade, a televisão ainda domina o mercado de investimento: R$ 3,4 bilhões em compra de mídia no primeiro semestre de 2020, e a internet: R$ 1,27 bilhão.

FONTE:pixabay.com

7. Bombril e seu “Garoto-propaganda”.

Empresa que na minha opinião tinha as Publicidades mais marcantes era a Bombril, também é responsável por ter como seu “garoto-propaganda” Carlos Moreno durante mais tempo “de casa” do que qualquer outra marca, tendo em seu currículo trabalhado de 1978 a 2004, de 2006 a 2011, de 2012 a 2013, em 2015 e em 2019, totalizando 35 anos.

FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=Sflr-mzNBZs

8. Sucrilhos Kellogg’s.

O Tony “The Tiger”, antes de ser escolhido, disputou lugar com um Elefante e um canguru, graças a sua aparência musculosa e descolada que ficou famosa entre os baixinhos, o Tony foi considerado pela revista Advertising Age como um dos dez maiores personagens do século 20.

9. Cofapinho, seu amiguinho.

Provavelmente você já viu ou ouviu falar do Cofapinho, um cachorrinho da raça bassê que era personagem da marca COFAP, que em 1998 virou um dos principais ícones da publicidade brasileira, pois a companhia teve uma sacada onde o slogan era “O melhor amigo do carro e do dono do carro”, fazendo com que a marca ganhasse confiança aos olhos do brasileiro ao associar o Mascote da Marca como seu melhor amigo.

FONTE:https://www.youtube.com/watch?v=isWbVWzZ2A8

10. Qual a verdadeira imagem do Papai Noel?

Na realidade, o que poucos sabem, é que o Papai Noel na realidade surgiu a partir de São Nicolau, que era um Bispo que ajudava os mais desfavorecidos, que naquele momento utilizava roupas de quaisquer cores como qualquer pessoa comum. Mas de onde surgiu o vermelho? Bom, o vermelho era uma jogada publicitária da Coca-Cola. O velho gordinho com barba longa, grisalha e roupas vermelhas de inverno apareceu pela primeira vez na Revista norte-americana em 1881, e em 1931 um desenhista apenas usou como referência o mesmo acrescentando um saco de presentes e um gorro, onde distribuía presentes pelo mundo todo, e com isso a marca de refrigerantes deslanchou nas vendas e obteve grande lucro.

FONTE: https://www.cocacolabrasil.com.br/sobre-a-coca-cola-brasil/a-historia-da-coca-cola-brasil

Eai? De 10, quantas você já sabia? Acredito que alguma dessas curiosidades acabou fazendo você pensar a respeito ou te deixou chocado, não é mesmo? E olha que isso é só uma parte do que o Fantástico Mundo Publicitário tem a nos mostrar, e garanto para você, uma vez que mergulharmos de cabeça, você não vai querer mais sair, e aqui, você vai encontrar essas peculiaridades e muito mais. Vejo vocês em breve!

 

Tags : #bombril#CocaCola#curiosidades#mundopublicitariofiat
Giovanna Velardi

The author Giovanna Velardi

Gaiolas não fazem parte do meu eu. Cursando Publicidade e Propaganda na FECAP e indo atrás de realizar meus sonhos. Esta sou eu, apaixonada pela liberdade e por quebrar padrões impostos pela sociedade.

Comentários no Facebook