close
Eventos

13. Semana de Publicidade da PUC- SP – Resumo do quinto dia – 14set

 

Resumo do quinto dia palestras – 14/setembro

Palestra de PEDRO GRAVENA – Diretor de Criação de Wieden+Kennedy

Coca-Cola, Nike e OldSpice são alguns dos anunciantes da Wieden+Kennedy internacional, conhecida como uma das agências mais criativas do mundo e que desembarcou em São Paulo faz pouco tempo.

Com esses clientes, a agência precisa sempre ter coragem para inovar, levando um conceito novo e original que engaje o público e possa chamar a atenção de alguma forma.

"Não importa se você está na melhor agência do mundo, não importa se você está na sua casa. Se você não tiver coragem, você não tem nada", disse Gravena.

Pensando desta forma, a Wieden+Kennedy adotou 5 princípios de coragem. Vejam:

#1 – VIVA NO SEU TEMPO – Vivemos no melhor período da história para inovar.

#2 – ACEITE A DÚVIDA – Ideia boa, muitas vezes, chega a dar medo.

#3 – SAIBA LIDAR COM A FRUSTRAÇÃO – Afinal, ela faz parte da inovação.

#4 – NÃO EXISTEM FÓRMULAS PARA O SUCESSO

#5 – FAÇA – Ter ideia é fácil. Difícil é fazer.

Gravena contou aos presentes uma ideia que teve junto com amigos. A ideia era de, através de doações mínimas, transformar um mendigo em um bilionário, mostrando a força da internet. Seria o que ele chamou de "mendigo virtual".

Fechou a palestra deixando uma mensagem aos alunos: "A inovação vem em qualquer formato. Toda ideia merece ser feita e, se não fizer, nunca se saberá se tal ideia faria sucesso ou não!", completou.

 

Palestra de EDUARDO BICUDO, Presidente da Wunderman Brasil

O acesso à tecnologia e à informação transformou completamente o papel dos meios de comunicação em nossas vidas e, por conta disso, os meios de massa acabam também se transformando.

As pessoas mudaram seus hábitos de mídia e não assistem mais TV como faziam 10 anos atrás.

As novas ferramentas permitem uma mudança no comportamento da sociedade, que nunca teve tanto acesso às informações como tem agora.

"Para inovar de verdade em novas mídias, temos que abandonar os velhos modelos mentais e encontrar novas formas de falar com as pessoas", disse Bicudo.

Segundo o palestrante, a Mídia não é mais um negócio e sim uma conversação. Se provocar a conversação, você acaba descobrindo o rumo e o ritmo que essa mídia irá tomar.

Não se trata de prever o mundo e sim de se adequar, finalizou o palestrante.

 

Palestra de LEO MACIAS – Diretor de Criação da Publicis Brasil

"Existem novos horizontes que nos ajudam a ver a comunicação de um jeito diferente", iniciou Macias.

Sugeriu que ao invés de começar a pensar a comunicação pela mídia, comece pela ideia. "A boa ideia faz com que o veículo não seja invisível", disse.

Leo Macias mostrou então como a Publicis acredita que a comunicação deva ser pensada. Através de mídias alternativas complementares, encontram um jeito de impactar o consumidor e desta forma, gerar também a tal da mídia espontânea, que tanto se buscamos dias de hoje.

Para divulgar o programa de TV SuperNanny, desenvolveram uma linha de brinquedos – camisas de força para as crianças, bolas de ferro para os pés, para mostrar que havia um jeito mais simples de educá-las, ou seja, assistindo o programa.

Já para a divulgação das Noites do Terror (Horror), do Hopi Hari, foram criados cartazes com um rosto de um jovem e que possibilitava ao público, retirar o tal rosto, o transformando em um zumbi.

Finalizou sua palestra com os seguintes dizeres: "É por isso que meu tema desta noite é PENSANDO SEM CONTROLE REMOTO. Vamos nos desprender dos formatos. Se a ideia for boa, não importa qual seja o formato, ele vai ser sucesso".

 

#agenciapuc

#semanapp

Tags : agênciablogblog do crespocomunicaçãoeduardo bicudofilipe crespogravelelo britoleo maciasmídiapedro gravenapropagandapublicidadepublicispucsemana de publicidadetrabalhow+kwunderman
Filipe Crespo

The author Filipe Crespo

Publicitário formado e Mestre em Administração com ênfase em Finanças. Profissional de mídia certificado pelo Grupo de Mídia de São Paulo construiu carreira em agências como Ogilvy, Africa, Y&R, JWT, W/McCann e Lowe, atendendo clientes como: P&G, Unilever, BRFoods, LG, Bradesco e Mastercard. Atualmente é Sócio Diretor do Creativosbr e Consultor de Mídia do McDonalds no Brasil. É idealizador do Amigos do Mercado. É também professor de Planejamento de Mídia na FECAP, na FAAP e no MBA do Mackenzie.

Comentários no Facebook