close
Marketing

Entenda o sucesso das Assistentes Virtuais

Fonte: Divulgação

A inteligência artificial é uma tecnologia que vem sendo muito explorada por diversas empresas nos dias últimos tempos. A partir dela, é possível criar diversas ferramentas com o objetivo de otimizar processos, compilar dados mais facilmente, aumentar a produtividade e trazer mais eficiência nos procedimentos em geral, reduzindo em grandes porcentagens as chances de erro e tempo gasto.

Entre elas, podemos citar os “Chatbots”, que funcionam por meio de interações pré-programadas, realizando consultas de informações, cadastros e atendimentos automáticos,sendo capazes de armazenar informações e relacioná-las com o banco de dados da empresa.

E uma tendência ainda mais atual são as “assistentes virtuais”, que recentemente inundaram diversas plataformas. São softwares que possuem um comportamento inteligente, que simulam o raciocínio humano, ou seja, são capazes de entender, aprender e resolver problemas de maneira muito semelhante à nossa, coletando dados sobre o comportamento do usuário para proporcionar um atendimento personalizado e direcionado, trazendo praticidade ao dia-a-dia.

Tudo isso é possível graças ao “machine learning”, um método de análise de dados, como preferências, histórico e padrões do usuário para que o sistema se baseie nele para criar um perfil, o que permite que os dispositivos realizem tarefas de forma quase que independente da intervenção humana, se automelhorando, buscando sempre a adequação necessária, focando em proporcionar uma boa experiência ao usuário.

Conheça agora alguns dos mais famosos assistentes virtuais/pessoais e suas principais funções:

Lu do Magalu: provavelmente você já se deparou com alguma publicação da Lu em seu Instagram; a assistente virtual é famosa por suas postagens nas quais mostra uma rotina de hábitos muito semelhantes aos nossos, além de estar sempre presente divulgando novas ofertas e produtos. É muito interativa e pode ser encontrada em diversas redes sociais, até mesmo em vídeos no YouTube ou em seu próprio portal, o “Portal da Lu”, onde traz vídeos explicativos, podcasts que resumem fichas técnicas, recomendações, além de conteúdos para sanar dúvidas e informar os clientes. Ela inclusive faz participações em outras frentes, fazendo parte até mesmo de campanhas de marketing de marcas como Adidas e Zattini, e até foi escalada para comentar os jogos da Copa do Nordeste. A Lu não é fraca não, hein!

Alexa: é a assistente virtual desenvolvida pela Amazon, capaz de realizar funções das mais variadas, como: controlar chamadas, mensagens e aparelhos eletrônicos da casa, trazer conhecimentos sobre datas, filmes, músicas, podcasts, esportes, livros e notícias, organizar a agenda do usuário, criar alertas, calcular tempo, monitorar clima, realizar compras, e possuir também entendimento em diversas áreas do conhecimento e idiomas (entre eles o “baleiês” falado pela nossa amada personagem Dory, da Disney). Um dos seus pontos fortes como podemos notar, é o entretenimento. Alexa é capaz até de cantar e fazer imitações, dá para acreditar?

BIA do Bradesco: assistente virtual capaz de fazer transações, consultar dados da conta e indicar agências mais próximas. Mas seu reconhecimento veio mesmo quando ela teve de se posicionar contra o assédio. Na campanha lançada recentemente, intitulada “Novas respostas da BIA contra o assédio”, a assistente fruto de inteligência artificial aparece adotando uma postura mais rígida ao receber mensagens ofensivas, do mesmo teor que muitas mulheres recebem em seu cotidiano na sociedade. A ação veio com o intuito de conscientizar contra essa prática.  Iniciativa super louvável, né?

Dai da Dailus: uma jovem de 22 anos, nail artist, produtora de conteúdo, tagarela profissional, louca da astrologia e expert em comprinhas on-line. Esse é o perfil da Daí, assistente virtual da Dailus, que surgiu por meio de uma votação no Instagram para proporcionar uma maior aproximação do público com a marca. Isso veio principalmente devido ao visual escolhido para ela, que rompe com os padrões e estereótipos e traz um sentimento de identificação para os clientes. Suas principais funções são divulgar os produtos da marca e atender os consumidores no site e no SAC da empresa.

CB das Casas Bahia: é a versão atualizada do nosso querido “Baianinho”, símbolo das Casas Bahia por muitos anos. Ele agora cresceu e se tornou o CB, um adolescente influencer na Internet, super antenado em redes sociais e tendências, responsável por anunciar as promoções. A linguagem moderna e descontraída se mistura com os assuntos sérios nos quais o CB é profundamente engajado também, como causas ambientais e sociais. Você sabia que ele até utiliza a linguagem de sinais na hora de se apresentar? O que reforça sua preocupação com ideais como diversidade e inclusão. Sem dúvidas o CB se alinhou às mudanças da nossa sociedade, evoluindo para melhor.

Nat Natura: assume o perfil de uma Consultora de Beleza Natura, Influenciadora Digital, apoiadora de causas socioambientais e “mãe” do Murumuru (um gatinho que ela tem como pet). Veio com a missão de atender consumidores e consultoras, facilitando os processos de consulta,esclarecendodúvidas, podendo até renegociar dívidas, solicitar segunda via de boletos e falar sobre os status de pedidos e pagamentos. Vemos que a Nat é muito eficiente, não é mesmo? E para completar ela interage com o público em diversas redes sociais também, postando até foto na praia e conversando com os seguidores a respeito de aceitação do corpo e outros assuntos extremamente necessários de se colocar em debate. Convenhamos, Nat é um amor de pessoa! (Ops, quer dizer, de Assistente Virtual).

 Google Assistente: com certeza alguma vez você já falou: “Ok, Google” para ativar os serviços desse assistente, especializado em identificar e responder comandos de voz, atendendo a diversas solicitações. Entre suas variadas funções, podemos citar a de solicitar informações, ajudar na organização do usuário, controlar itens da casa, reproduzir músicas, permitir desde a visualização de resultados de jogos até faturas de cartão e agir dentro de diversos aplicativos. O Google Assistente criou até uma música para celebrar a vacinação (em sua versão inglesa), e pode até te ajudar a lavar as mãos para prevenir o Coronavírus, através de um temporizador musical de 40 segundos, tempo recomendado para garantir uma boa higienização. Muito prestativo, não?

Elô da Cielo: nasceu em uma família simples da cidade de São Paulo e trabalha desde cedo para alcançar seus sonhos. É formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Design de UX. Começou a vida profissional como atendente de telemarketing e ingressou na Cielo passando por diversos departamentos até chegar ao de suporte ao cliente. Essa é a Elô, criada pela Cielo com o objetivo de melhorar a experiência dos clientes no atendimento em seus canais digitais, por meio de uma interação mais prática, ágil e amigável, sempre buscando resolver os problemas dos clientes, auxiliando nas dúvidas e sugestões.

Siri: a Siri é uma assistente inteligente exclusiva dos aparelhos Apple. Possui algumas ações parecidas com as que já vimos antes: capacidade de realizar chamadas, enviar mensagens, auxiliar na organização do usuário, acessar apps, definir alarmes, timers e lembretes, conferir calendário, pesquisar rotas, realizar cálculos, pesquisas e traduções, controlar aparelhos domésticos, atualizar sobre notícias e eventos, encontrar músicas e playlists adequadas a contextos diversos etc. Mas sua fama veio mesmo do entretenimento que ela proporciona, com seus hilários trocadilhos, conselhos, piadas e histórias. Siri adora fazer graça!

Carina do Carrefour: uma mulher de 42 anos, econômica, que ama passar tempo com os filhos e trabalha há 10 anos no Carrefour, passando por várias áreas, muito capacitada para transmitir sua experiência de anos aos clientes. Esse foi o perfil escolhido para a Assistente Virtual da rede de hipermercados, ela auxilia os clientes em dúvidas e traz ofertas de acordo com a região.

Vivi da Vivo: assistente virtual responsável por realizar atendimentos de forma rápida e eficiente, respondendo a qualquer dúvida que venha a surgir.

E aí, gostou de conhecer essas Assistentes Virtuais? Notamos que, além de super antenadas nas tendências e dispostas a ajudar os clientes, elas também são engajadas em várias causas importantes. Um grande exemplo de como a tecnologia está a serviço da nossa sociedade, sempre buscando avanços.

 

 

Tags : assistentes virtuaisatendimentochatbotinteligência artificialmachine learning
Gabriela Coyado

The author Gabriela Coyado

Graduanda em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na FECAP – Fundação de Escola e Comércio Álvares Penteado, Gabriela Coyado é apaixonada pela língua inglesa (possui inglês avançado), e possui entre suas características a liderança e a proatividade. Sempre muito comunicativa, é amante dos animais e da natureza, adora qualquer manifestação artística/cultural e se considera cantora de chuveiro profissional.

Comentários no Facebook