close
Marketing

Americanas compra Skoob, rede social voltada para a leitura

Fonte: Divulgação

 

Na última quarta-feira, dia 15, a Americanas anunciou a compra da Skoob, conhecida como a maior rede social nacional dedicada a leitores.

 

Os valores da negociação não foram divulgados, mas a proposta veio com o intuito de promover aumento na venda de livros, segmento do e-commerce que segue em uma crescente. Estima-se que a Skoob tenha mais de 8 milhões de usuários e conte com 45 milhões de resenhas literárias publicadas até o momento, fato enxergado pela Americanas como uma oportunidade de ampliar sua atuação na área.

Por meio dessa plataforma digital é possível organizar as leituras, entre aquelas que já foram concluídas e as que o usuário têm interesse em iniciar, avaliar as obras, escrever resenhas sobre elas, interagir com outros leitores, assim como diversas outras funcionalidades disponíveis.

Graças a esse mercado, foram gerados mais R$ 197,8 milhões de reais em dezembro de 2020. Além de atrair novos clientes, dados apontam que a recorrência de compra no setor é altíssima. Entre janeiro e agosto desse ano o crescimento registrado foi de 40%. Ainda resta alguma dúvida de que o investimento será promissor? Acho que não!

Falo isso em tempo verbal futuro, pois, pesar de ter sido recebida de maneira muito positiva por todos, a aquisição não deve produzir grandes impactos financeiros em curto prazo. Mas promete ser um sucesso em longo prazo.

Marcio Cruz, CEO da plataforma digital da Americanas, afirma:

“A aquisição é um movimento estratégico da Americanas S.A. para ser ainda mais relevante no dia a dia dos clientes. A Skoob soma conteúdo e conhecimento do universo literário para as nossas marcas, principalmente Americanas e Submarino, estimulando o engajamento dos clientes com informação qualificada a partir de recomendações relevantes de leitores freqüentes”.

Viviane Lordello, co-fundadora do Skoob, também fez sua declaração a respeito:

“Para resumir: sim, todos devemos comemorar muito a compra do Skoob pela Americanas, pois isso mostra que livros são importantes, que a leitura é importante e principalmente que nós (leitores), apesar de sozinhos em nossas leituras, somos muito importantes quando estamos juntos”.

Essa não foi a única ação da Americanas S.A (AMER3) dentro mercado literário, ela vem colecionando presenças em Bienais do Livro e apoiando projetos sociais voltados para o incentivo à educação e cultura. Posicionamento muito louvável nos dias atuais, já que vivemos em uma sociedade onde a desinformação é respaldada até mesmo por autoridades do país.

Deixo aqui uma frase de um de meus livros favoritos, para que reflitamos:

“Então, vê agora por que os livros são tão odiados e temidos? Eles mostram os poros no rosto da vida. As pessoas acomodadas só querem rostos de cera, sem poros, sem pêlos, sem expressão.” – Fahrenheit 451, Ray Bradbury.

 

 

Tags : AMER3americanaslivrosSkoob
Gabriela Coyado

The author Gabriela Coyado

Graduanda em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na FECAP – Fundação de Escola e Comércio Álvares Penteado, Gabriela Coyado é apaixonada pela língua inglesa (possui inglês avançado), e possui entre suas características a liderança e a proatividade. Sempre muito comunicativa, é amante dos animais e da natureza, adora qualquer manifestação artística/cultural e se considera cantora de chuveiro profissional.

Comentários no Facebook