close
freepik

No início deste mês, o CreativosBR lançou um projeto chamado “Creativosbr Me ajuda” com o objetivo de ajudar as pessoas a se recolocarem no mercado de trabalho. Uma pequena ajuda, como orientações de portfólio, revisão de currículo, fotos para redes sociais, entre outras sugestões.

Sabendo que 47 milhões de brasileiros estão no Linkedin e que essa é a maior rede social profissional do mundo e tem sido uma das principais plataformas utilizadas para recolocação de trabalho, trouxemos algumas dicas práticas que você já pode aplicar no seu perfil para se destacar e criar novas oportunidades e ampliando o seu network.

1 — Conheça a Plataforma
O Linkedin apesar de ser conhecido como a rede social para procurar vaga de emprego, não deve ser tratada apenas como uma vitrine de currículo. Vá além, aproveite as ferramentas e recursos da plataforma adequando o seu perfil com os objetivos, proposito e interesses da sua carreira.

2 — Adeque seu discurso
Contextualizar suas experiências, mostrar o seu tom de voz e utilize a rede social para mostrar quem você é além dos certificados e dos dados profissionais, é um bom começo, pois, os recrutadores avaliam além das características técnicas, o seu lado pessoal como: caráter, posicionamento e princípios, coisas que o currículo não teria a oportunidade de demonstrar.

3 — Seja mais ativo
Não trate as redes sociais, principalmente o Linkedin como uma plataforma temporária em que você só utiliza em determinados momentos que necessita. Manter sua frequência constante e ativa na plataforma aumentam a sua oportunidade de ser notado, além de gerar mais engajamentos reais com recrutadores ou mesmo com tomadores de decisão de empresas que podem abrir portas e lhe trazer bons negócios.

4 — Network
Assim como as outras redes sociais, o Linkedin também possui seus algoritmos, porem as pessoas que estão do outro lado da tela engajando e interagindo com seu conteúdo, busca um network mais humanizado e relações de empatia, pois, as ligações de negócio exigem muita confiança e autenticidade.

5 — Fortaleça sua marca
Nesse caso não nos referimos a uma logo, mas sim a sua imagem profissional e pessoal. Independente da sua situação, mostre e divulgue os obstáculos que tem percorrido e como tem enfrentado os desafios, um bom líder e gestor sabe distinguir quem cria as suas próprias oportunidades daqueles que simplesmente ficam esperando as coisas acontecerem sem muito esforço.

Essas são algumas dicas que aplicadas e colocadas em prática no seu perfil, há curto e médio prazo vão lhe trazer um bom retorno.

Tags : linkedinmercadoportfolioredes sociaistrabalho
Pabllo Stanlley

The author Pabllo Stanlley

Publicitário formado pela Estácio CEUT-PI e com MBA em Gestão de Marketing na ESPM-SP, Pabllo Stanlley é certificado pelo Grupo de Mídia. Atuou como Mídia, gerenciando as contas do Governo do Piauí e outros clientes. Fez parte do time da afiliada da TV Globo como Analista de Planejamento. Atuou também no mercado de saúde como coordenador de marketing do plano Unimed-PI.

Comentários no Facebook