close
Digital

5 formas de desdobrar o mesmo conteúdo

Divulgação - Pexels

Muitas vezes temos dificuldade em achar um tema para postar, principalmente quando estamos mais imersos ao universo do qual iremos falar.
Afinal, conhecendo tanto dele, muitas vezes nos esquecemos que o nosso público tem dúvidas sobre o básico.
Por isso, te convido a experimentar as 5 dicas abaixo, e para isso vou utilizar o exemplo “unhas de vidro”.

O que é
Um dos primeiros posts interessantes para se fazer sobre o conteúdo é justamente falar o que ele é. Portanto, o que é alongamento de unha de fibra de vidro? Fale sobre a composição dos materiais, no que consiste a técnica e sobre o resultado final.
Com isso, você garante que o seu público saiba do que você está falando, para que possa engajar com os demais desdobramentos deste tema.

Importância
Após você contextualizar o seu público com o que são as unhas de vidro, é importante que você mostre por qual motivo é importante fazê-la. Neste exemplo, seria possível ressaltar que ajuda pessoas que roem unha a pararem, já que o vidro, além de muito duro, machucaria a boca; ou apelar para o cunho de status de uma mulher empoderada e decidida, com estilo próprio e determinada. Ainda, poderia aproveitar para incentivar o autocuidado e a vaidade, por exemplo, para mulheres que saíram de uma relação abusiva e não podiam escolher o que vestir, que cor usar, ou como cortar o cabelo.
Apele para aquilo que fizer sentido para o seu produto ou serviço, e que, de preferência, esteja atrelado aos costumes e dia a dia do seu público. Mas lembre-se: seja sempre honesto e verdadeiro ao caracterizar o que você vende, pois sem confiança não existe relação de amizade, amorosa ou de cliente.

Erros e acertos
Depois de apresentar o que é aquele serviço e sua importância, você precisa provar que o que você oferece é melhor que o da concorrência. Por isto, é interessante fazer um comparativo de consequências ao realizar o alongamento em um lugar mais barato – que usa produtos de segunda linha e que podem dar reação alérgica – em relação ao seu.
Não necessariamente você deve comparar com a concorrência, às vezes mostrar as qualidades do seu produto já resolve. Isso vai do seu feeling sobre a aceitação do seu público.

Tipos
Para complementar a estratégia, é interessante trazer os tipo de processos, ou comparar com serviços diferentes que parecem a mesma coisa para quem não é profissional da área.
Na dica anterior, você compara o mesmo produto com o da concorrência. Nesta, você compara o seu método com outras formas disponíveis no mercado. No caso da unha de vidro, ela poderia ser comparada com a unha de gel ou unha acrilfix, explicando as diferenças entre cada tipo de alongamento.
Com isso, você mostra que além de ter conhecimento de mercado, o seu método traz vantagens mais interessantes para o seu consumidor.

Como fazer
No caso do alongamento, não é indicado ensinar a fazer em casa, pois existem materiais exclusivos e técnicas que não são facilmente replicáveis. Porém, pode-se ensinar a “dar um jeitinho” naquela unha que eventualmente lascou ou saiu o esmalte até a data da sua manutenção.
Outra forma de abordar esse tópico é explicar sobre as etapas do procedimento. Portanto, para fazer a unha, você marca um teste, para ver se tem alergia a algum componente utilizado, depois marca para fazer todas as unhas, e depois as manutenções. Assim, você consegue contextualizar o cliente sobre quanto ele vai gastar e o tempo médio de duração do seu serviço.

Com o que combina
Essa dica é muito utilizada no ramo de beleza, por marcas de roupa ou de maquiagem. Geralmente, combinam cores de blush com tom de cabelo ou formato das peças com o tipo de corpo de cada pessoa. Tente aplicar a ideia de combinação no seu mercado também.
No caso das unhas, elas podem combinar a cor ou o modelo: a cor com a roupa, se for para alguma festa e já souber com qual look vai; e o formato – redonda, quadrada ou stiletto – de acordo com o estilo da pessoa – romântica, moderna ou sensual.
A ideia é que você mostre formas diferentes do seu cliente aproveitar aquele produto, tanto para ele, quanto para indicar para alguém. Eu por exemplo, sou apaixonada por unha quadrada, mas tenho uma amiga que com certeza ama a stiletto, então eu encaminharia o post para ela ver também. Você gera pertencimento e pluralidade.

 

Gostou das dicas que demos para desdobrar um mesmo tema em 5? Você já usa alguma dessas dicas com os seus clientes ou em seus projetos pessoais? Compartilhe esse post com alguém que sempre trava na hora de criar conteúdo.

 

Tags : alongamentoconteúdodigitalideiainstagrammarketingpublicidadeunhas
Sophia Furlan

The author Sophia Furlan

Aos 19 anos é estudante de Publicidade e Propaganda na FECAP e estagiária na agência Creativosbr. Ama estudar e principalmente colocar em prática tudo o que aprende, seja nas palestras das quais participou ou cursos extracurriculares que faz sempre que possível. É por isso que atualmente trabalha no Creativosbr planejando as mídias sociais do meu cliente e aplicando todo o meu conhecimento em busca de gerar resultados efetivos.

Comentários no Facebook