close
Conteúdo

5 passos para acabar com o bloqueio criativo

man-742766_1920
Fonte: Pixabay

Todo profissional de área de Criação já teve ou já ouviu falar sobre o assombroso “bloqueio criativo”. Mas, afinal, o que é isso?

O bloqueio criativo é uma espécie de “branco” que dá em nossa mente, igual aqueles que acontecem quando você vai responder uma questão de uma prova na faculdade a qual você tem certeza que sabe a resposta, mas não consegue lembrar nem com reza braba.

Pois saiba que o tal do bloqueio criativo é algo absurdamente comum entre os criativos das grandes (pequenas e médias também) agências de todo o mundo. E ele costuma acontecer justamente quando o prazo do job é curto e adivinha, do maior cliente da agência.

Por isso, separei algumas dicas de como dizer: “Xô, bloqueio, traga minhas ideias de volta.” Veja abaixo:

 

TOME UM CAFÉ

Se você não gosta de café, não tem problema. O “tomar um café” é mais uma desculpa para, na verdade, fazer uma pausa. Essa sim é uma boa dica para combater o bloqueio criativo.

 

OUÇA UMA MÚSICA

Ouvir música é uma boa opção porque desvia nossa mente dos pensamentos que estamos tendo naquele momento e que podem interferir no desenvolvimento das suas ideias. Vale até funk, olha só que belezura!

 

MUDE DE JOB

Trocar de job para um outro que seja de outro segmento ou que exija um outro tipo de trabalho é uma boa ideia também. Dessa forma você foge da semântica que está deixando você louco e com bloqueio na mente e depois você voltará para o job anterior.

 

BUSQUE MAIS REFERÊNCIAS

Às vezes você pode confundir o bloqueio criativo com falta de referências. Busque mais sobre o assunto. Procure ver o que já foi feito a respeito, o que pode ser aproveitado de uma outra forma de assuntos similares, enfim. A internet é a nova Barsa e tem muito mais possibilidades pra você obter referências.

 

QUINTO PASSO

Aqui eu deveria escrever um quinto passo, mas não tive criatividade para pensar em algo. Seria um bloqueio criativo? Acho que vou voltar para a primeira dica e segui-la para ver se desbloqueio a mente.

Grande abraço, pessoal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags : bloqueio criativo publicidade passos criação
Guilherme Crespo

O autor Guilherme Crespo

Publicitário com pós-graduação em Gestão de Negócios em Marketing pela ESPM, fez sua carreira como Redator com passagens pelo Groupon Brasil, All Set, AT2D e V20, atendendo Nestlé, AIG Seguros, The Fifties, MetroFit, A&E, Siemens, GE e Michelin. É sócio fundador da Creativosbr, onde dirige o time de Criação.

Comentários no Facebook