close
Marketing

A Copa do Mundo não é para todos!!!

Você já deve ter percebido que os anunciantes entraram de vez no espírito da Copa do Mundo.

Ontem a noite, enquanto assisitia um pouco de TV aberta (infelizmente, muito raro ultimamente) fiz uma breve análise sobre a temática dos filmes que via no intervalo comercial da Rede Globo e Band, mais especificamente.

Quase que 100% dos anunciantes associam seus produtos à Copa do Mundo, das mais variadas e criativas maneiras.  Alguns segmentos de mercado, como eletrônicos e bebidas conseguem isso com maior facilidade. Outros segmentos, acabam dando um jeito e acabam conseguindo associar sua imagem à Copa do Mundo.

Só para se ter idéia do que andam fazendo por aí, ontem assisti à dois comerciais que me chamaram bastante a atenção. 

O primeiro deles tratava-se de um filme de uma marca de macarrão que informava aos telespectadores que agora o produto será vendido nas cores da verde e amarela "para você torcer pela seleção brasileira". MEU DEUS!!!

Achou ruim? Calma, tem mais.

O segundo era um comercial de fraldas, que dizia que aquela fralda, além de adesivos comemorativos e que faziam alusão ao Mundial de Futebol, a fralda proporcionava aos pais, maior conforto e tranqulidade na hora dos jogos da seleção. MEUS DEUS (2)!!!

Bom, sendo assim, resolvi trazer par vocês algo que li no Blog do JJ dias atrás.

As marcas "COPA DO MUNDO" "WORLD CUP", "FIFA WORLD CUP", "SOUTH AFRICA 2010" e "WORLD CUP 2010" são marcas exclusivas da FIFA e da CBF. Sendo assim, somente essas entidades ou seus patrocinadores é que podem fazerem o uso dessas expressões.

Xi…então a casa caiu O que tem de anunciante aí falando "COPA DO MUNDO", não é brincadeira!!! E aqueles varejistas então que informam que você pagará a primeira parcela somente depois da Copa do Mundo??? NÃO PODE!!!!

Se a FIFA desejar, pode procurar a Justiça e acionar todo mundo. E eles gostam de dinheiro, viu!!!

As agências têm questionado a FENAPRO sobre as restrições. Na minha opinião, acho que elas deveriam parar de reclamar e trabalhar da maneira que podem.

Quer anunciar fazendo alusão à Copa do Mundo? Ok, mas seja esperto. É sim possível fazer um bom anúncio sem citar as tais "PALAVRAS MÁGICAS".

Duvida? Então olhe o anúncio na 4. capa do Jornal Destak de hoje.

Mandaram bem. Parabéns Ogilvy.

Tags : blogblog do crespoclarocopa do mundocup 2010destakfenaprojornalmídiaogilvypatrocíniopropagandapublicidaderede globoronaldosouth africa 2010twitterworld cup
Filipe Crespo

The author Filipe Crespo

Publicitário formado e Mestre em Administração com ênfase em Finanças. Profissional de mídia certificado pelo Grupo de Mídia de São Paulo construiu carreira em agências como Ogilvy, Africa, Y&R, JWT, W/McCann e Lowe, atendendo clientes como: P&G, Unilever, BRFoods, LG, Bradesco e Mastercard. Atualmente é Sócio Diretor do Creativosbr e Consultor de Mídia do McDonalds no Brasil. É idealizador do Amigos do Mercado. É também professor de Planejamento de Mídia na FECAP, na FAAP e no MBA do Mackenzie.

Comentários no Facebook