close
Opinião

A força das redes sociais

forças
Fonte: Pixabay

As redes sociais têm cada vez mais importância na imagem de marcas e pessoas. Por meio delas é possível levar uma empresa ao sucesso ou até mesmo ao fracasso. Saber como se portar e que posições tomar é fundamental para que você esteja sempre “de bem” com o seu público.

É verdade também que as pessoas estão mais intolerantes. Não à toa, as redes sociais dão voz e são palco de críticas ou elogios vindos de pessoas de todos os cantos do mundo. Uma opinião endossada por outra pessoa vira bola de neve e os julgamentos refletem em verdadeiras campanhas de ódio.

Uma vez li em um livro, chamado Tudo é Óbvio, que as pessoas tendem a defender aquilo que a maioria defende, como por exemplo em um linchamento. Se você está passando na rua e todos estão falando que a pessoa que está apanhando é um ladrão, você automaticamente a julga como ladrão e entra no linchamento, mesmo sem saber a verdade da história. Lógico que isso é uma tendência do subconsciente, e também não é uma unanimidade, apenas uma tendência.

O mesmo acontece com as marcas. As chances de você odiar uma marca que todos estão criticando são grandes. Quem nunca entrou nas redes sociais de uma empresa e, ao ver muitas críticas, não desistiu de comprar ou adquirir produtos da marca?

Sites como TripAdvisor, Booking e Reclame Aqui são grandes exemplos que vão além das redes sociais e têm papel fundamental na construção das imagens das empresas. São determinantes para você decidir se ficará hospedado naquele hotel, se comerá naquele restaurante ou se comprará o produto daquela marca que atendeu mal o outro.

Fato é que as redes sociais podem se tornar grandes aliadas das empresas se bem administradas. Se comunicar com os críticos, se desculpar quando necessário e se fazer presente nas redes sociais é algo importante para as marcas que prezem pela boa imagem. As redes dão voz ao público, mas também dão voz às empresas, e cabe a elas se posicionarem e aproveitar tão interessante canal de comunicação para estreitar relacionamento com as pessoas.

Tags : atendimentoempresasmarcasredes sociaisrelacionamento
Guilherme Crespo

O autor Guilherme Crespo

Publicitário e Redator. Tem 30 anos de idade e é pós-graduado em Gestão de Negócios em Marketing pela ESPM. Possui ainda diversas certificações profissionais em instituições como ESPM, FGV e SENAC. Atuou por 5 anos como Redator no Groupon Brasil. Atualmente é Redator Pleno da agência AT2D. Fundador e mantenedor do Creativosbr.

Comentários no Facebook