close
Marketing

A força de um merchandising bem feito

Cresci ouvindo que as Facas Guinsú cortavam tudo.

Escutava também que as meias Vivarina nada rasgavam.

E o motivo de eu lembrar disso até hoje é que essas marcas faziam uso exagerado de ações de merchandising.

Hoje, são outras marcas que utilizam da mesma técnica.

A tal da câmera TekPix que habita os programas femininos vespertinos que o digam. No roteiro do merchan, consta a informação de que é a câmera mais vendida do Brasil.

Eu realmente não duvido e se ninguém até agora reclamou isso ao Conar, é porque deve ser verdade.

Marca até então nova, com aval de programa de televisão, com preço de mercado e com pagamento em uma cacetada de vezes.

Isso me leva a crer que o lá atrás, ainda na minha infância, o merchandiding da Facas Guinsu ou das Meias Vivarina, vendidos pelo 1406, não eram apenas exemplos de lembrança de marca, e sim, devem ter arrebentado a boca do balão em vendas.

Acontece que essas ações são caras demais. Sessenta ou noventa segundos são um absurdo de caro e hoje, poucas marcas podem pagar.

Fora o cachê do apresentador ou da pessoa que naquele momento lê o texto do produto, com sorriso estampado no rosto.

As emissoras perceberam a força que essas ações possuem.

O último que teve os seus "15 minutos de fama" foi o Cogumelo do Sol, que também anunciando em programas femininos, fez muito barulho nos últimos anos.

Um médico japonês já de idade atestava a qualidade do produto. Quem não acredita num médico japonês experiente?

Também creio que venderam e ainda vendem muito.

E mais uma questão que deve ser levantada: de nada adianta ter dinheiro para bancar uma série de ações de merchandising e depois não ter o produto para entregar. 

Aí é jogar a marca no buraco.

Desafio você, leitor do Blog do Crespo: além das marcas que citei, se recorda de outras que marcaram época, com ações de merchandising nos programas de TV?

Quero só ver o que vai aparecer por aí!

Boa Sexta-Feira a todos.

Tags : blogblog do crespocogumelo do solfacafilipe crespoguinsumarcasmeiamerchandisingmídiaprogramapropagandapublicidadetvvivarina
Filipe Crespo

The author Filipe Crespo

Publicitário formado e Mestre em Administração com ênfase em Finanças. Profissional de mídia certificado pelo Grupo de Mídia de São Paulo construiu carreira em agências como Ogilvy, Africa, Y&R, JWT, W/McCann e Lowe, atendendo clientes como: P&G, Unilever, BRFoods, LG, Bradesco e Mastercard. Atualmente é Sócio Diretor do Creativosbr e Consultor de Mídia do McDonalds no Brasil. É idealizador do Amigos do Mercado. É também professor de Planejamento de Mídia na FECAP, na FAAP e no MBA do Mackenzie.

Comentários no Facebook