close
Opinião

A onda mal surfada do fim do mundo!

Muitos acreditam que a criatividade na Publicidade não pode estar na mídia ou no planejamento de uma campanha.

Bobagem! Embora as técnicas de mídia ou de planejamento de campanha possuam seus próprios critérios avaliativos, ousadia é sempre bem-vinda se acompanhada de lógica e bons argumentos.

Até porque, se a mídia de um anunciante fosse planejada sempre com os mesmos critérios, esse cliente não iria se diferenciar dos seus concorrentes, que muito possivelmente, planejam mídia da mesma forma, já que muitas vezes, possuem os mesmos objetivos e mesmo target.

Desde o início de 2012, se falava no tal fim do mundo que ocorreria no dia 21 de Dezembro de 2012. Um boa piada para ser contada entre amigos, fazer apostas ou…. trabalhar a comunicação de um anunciante. Sim, por que não?

Por mais incrível que possa parecer, vi apenas um anunciante trabalhar e de forma bem humorada, o tema "fim do mundo".

Estou falando de Axe, marca de desodorantes da Unilever. Desde os primeiros meses do ano, a marca trabalhou a ideia de que o mundo iria acabar.

Mas como diria o Professor Raimundo em sua antiga Escolinha, faltava algo pra "tirar um dez"!

"Cagaram" no dia 21! O dia do fim do mundo!

Se eu sou o diretor de marketing ou o diretor de mídia da marca, pensaria em dominar os breaks da TV aberta no dia 21! 

O que adianta ter o tema "fim do mundo" trabalhado durante todo o ano e no dia 21, o mais importante do ano, a marca se esconder entre todos os outros anunciantes na TV?

Sinceramente, eu tinha certeza que Axe investiria a verba de um mês inteiro nesse dia 21!

Aliás, tinha certeza que patrocinariam a série da Globo que também abordou o tema. Mas também não!

Já pensaram que bacana seria se a marca estivesse presente em todos os programas globais, nesse dia?

Talvez tenha sido esta, a maior oportunidade que a marca teve de se diferenciar de todos os outros. E perdeu!!! Não aproveitou!!!

Axe foi a única marca "grande" que soube usar o tema durante o ano, mas a mídia nesse final de ano, não caminhou na mesma intensidade e criatividade.

Parece ter faltado alguma coisa.

Até porque: "Que outro anunciante mais surfou essa onda de fim fim do mundo?"

O mundo não acabou e deu a Axe a oportunidade de ter sido lembrada de forma positiva por isso!

Tenham todos um excelente dia!

Tags : 21 de dezembroanuncianteaxeblogblog do crespocalendáriocrespocriaçãocriativafilipe crespofim do mundoideiamaiasmídiaplanejamentopropagandapublicidade
Filipe Crespo

The author Filipe Crespo

Publicitário formado e Mestre em Administração com ênfase em Finanças. Profissional de mídia certificado pelo Grupo de Mídia de São Paulo construiu carreira em agências como Ogilvy, Africa, Y&R, JWT, W/McCann e Lowe, atendendo clientes como: P&G, Unilever, BRFoods, LG, Bradesco e Mastercard. Atualmente é Sócio Diretor do Creativosbr e Consultor de Mídia do McDonalds no Brasil. É idealizador do Amigos do Mercado. É também professor de Planejamento de Mídia na FECAP, na FAAP e no MBA do Mackenzie.

Comentários no Facebook