close
Publicidade

A publicidade e a Moda

Muita gente acha que os temas moda e publicidade em nada se relacionam.

Porém, esses dois assuntos estão bem interligados já que ambos possuem características bastante semelhantes, estando ambos em constante mudança, caminham de acordo com a sociedade, além de projetarem o amanhã, ou seja, precisam bem entender de tendência.

A publicidade, por exemplo, em sua conceituação mais pura, tem o principal objetivo de propagar uma marca, almejando assim a venda de uma marca ou produto. A moda também, ao contrário do que muitos possam imaginar, possui objetivos parecidos, já que primeiro entende-se uma tendência, depois propaga-se uma ideia e, por último, espera-se boa publicidade para que o lucro seja gerado.

A propaganda e publicidade sempre foram reflexos da sociedade. Aliás, o que faz tremendo sentido, já que a atividade é desenvolvida de pessoas para pessoas. Podemos dizer que a propaganda e a publicidade de 10 anos atrás não retratavam as mesmas visões de mundo e de sociedade que temos hoje, por exemplo. Era bem raro de se encontrar nessa época filmes publicitários de cerveja onde as mulheres não fossem sexualizadas ou estereotipadas. Hoje, isso é bem diferente: as mulheres se mostram como fortes e empoderadas, não tendo necessariamente que usar uma roupa provocante em comerciais de TV.

Assim como a publicidade e a propaganda, a moda também é um reflexo social e ideológico da contemporaneidade. Em 2021, muito tem se discutindo sobre as novas tendências nesse mercado. Um desses movimentos é a moda genderless, ou moda sem gênero, que está ganhando grande força. Talvez essas novas tendências da moda não fizessem sentido algum duas ou três décadas atrás, entendem? As coisas mudam, a sociedade passa a aceitar novos padrões e as recentes gerações são alimentadas com novas experiências e repertórios. Essas roupas que agora fazem tremendo sucesso, mas que décadas atrás não fariam, são, de alguma forma, ‘remakes’ da moda nos anos 20, onde marcas como a Coco Chanel começaram a adotar peças masculinas em looks femininos. Irado, não?

Viram só? Publicidade e moda caminham o tempo todo lado a lado, com coincidências de monte, se reinventando, agradando e desagradando, e talvez a gente nunca nem tenha notado.

Tags : genderlessmodaepublicidademodaparatodos
Giovanna Fontana

The author Giovanna Fontana

Cursando o primeiro ano de Publicidade e Propaganda na FECAP – Fundação de Escola e Comércio Álvares Penteado, possui uma lojinha on-line de bijuterias artesanais e participa do projeto Jovem Influencer Express.

Comentários no Facebook