close
Conteúdo

Aprendendo com o gestor de mídias sociais da Netflix

creativosbr

As mídias sociais se tornaram uma ferramenta muito relevante para as organizações, independentemente do seu porte e muitas vezes do seu tipo de negócio. Mas é preciso ter muito cuidado com a forma que a sua marca vai utilizar esse espaço. Por isso, é indispensável um amplo conhecimento do ramo de atividade e público para definir o comportamento do seu negócio neste ambiente. Portanto, nós da Creativosbr separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo usando como referência a Netflix.

Quando se trata de gestão de mídias sociais, a Netflix é especialista no assunto. Quem nunca se divertiu com as respostas aos usuários da gigante do streaming, ou com as suas postagens referentes a vários temas? Fato é que, para ter esse comportamento e angariar a atenção e a consideração do público, é preciso muito trabalho. Então, o que podemos extrair do comportamento da Netflix nas mídias sociais? Veja abaixo alguns aprendizados que podemos ter ao analisarmos a dona das postagens e interação com os usuários mais amada.

Saiba quem é o seu público
Os usuários da Netflix são muito diversos em faixa etária, no entanto há entre eles algo em comum, que é a paixão por séries, filmes e documentários. Uma prática entre esses apaixonados é debater sobre as obras cinematográficas. Além disso, ela sabe que esse papo é para ser descontraído, portanto os seus conteúdos são entregues com essa veia. Ou seja, saber com quem a sua marca está falando facilitará o contato e diálogo com o consumidor.

Defina um tom de voz e linguagem
O tom de voz da marca expressa, entre outros fatores, a sua personalidade. A Netflix usa um certo humor para dialogar com o seu público, ou seja, de acordo com o tipo de negócio da marca, que proporciona momentos de descontração e leves para os usuários, a gigante do streaming tem como característica essa forma de se comunicar. A linguagem também é importante, isto é, a maneira de falar. O conhecimento do seu público fornece as ferramentas para que o seu negócio determine qual linguagem irá utilizar. A Netflix dialoga com o seu público usando um vocabulário informal, isso porque, tanto o tipo de negócio da marca quanto os seus consumidores, permitem que a organização se comunique dessa forma. Ou seja, estude em qual grupo seus seguidores e ramo de atividade da sua empresa se encaixam: formal ou informal.

Crie conteúdo regularmente
Ter relevância para o seu público depende do quanto você é notado por ele. Portanto é essencial ser constante na criação de conteúdos para que a sua marca esteja sempre em contato com os seus seguidores. Determine, com base na sua audiência, quantos posts fazer por dia, os horários e mantenha a regularidade. A Netflix mantém uma frequência de, pelo menos, 3 posts diários nos três períodos do dia no Instagram. Em função disso, a marca está em contato com o seu público o dia todo, e a qualquer momento que o usuário use a mídia social.

Interaja com a sua audiência
Não poste algo apenas, crie interações e, mais, interaja com a sua audiência. Em seus conteúdos crie nos seus usuários a vontade de reagir, positivamente, à sua postagem e faça com que a sua comunidade se comunique entre si. E sempre responda aos comentários feitos pela sua audiência, sendo eles positivos ou negativos, mantendo a personalidade da marca. Os seguidores da Netflix, adoram interagir com ela, isso porque a produtora conversa com a sua comunidade sendo muito assertiva em suas respostas.

Seguindo esses passos é possível começar construir a identidade da sua marca nas mídias sociais, mas lembre-se, isto é um processo que exige constância e paciência.

Tags : criatividadedicasinstagrammarketing digitalmidiassociaisnetflix
Leticia Botelho

The author Leticia Botelho

Publicitária em formação pela FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Leticia Botelho se apaixonou tanto pela comunicação que hoje estão em um relacionamento sério. Ama maquiagem, música, livros e fanfics (do Crepúsculo/Team Edward). Aquariana com ascendente em Sagitário, ama salgadinhos – Elma Chips (corre aqui!) – e coxinha!

Comentários no Facebook