close
Publicidade

As 3 etapas do processo criativo de Walt Disney

Fonte: Pixabay

Não é novidade que ser criativo pode te ajudar em diversas profissões. Além de despertar a inovação, também ajuda na tomada de decisões. E quando falamos de inovação e criatividade, não podemos deixar de pensar em Walt Disney

O autor e consultor de programação neolinguística Robert Dilts estudou o processo criativo de Walt Disney em seu livro “A Estratégia da Genialidade Vol. 1”.

Robert mostrou que Disney desenvolvia suas criações em um processo que consiste em olhar o mesmo problema com três perspectivas diferentes. Veja de uma maneira simplificada como era esse processo:

O sonhador – Nesta primeira etapa, ele sonhava sem limites, usava toda sua imaginação para criar seus personagens e ter diversas ideias sem pensar no lucro e em outras questões, críticas não eram bem-vindas.

O realista – Após ter tido as ideias e colocá-las no papel, agora Walt tinha que pensar em meios para colocar em prática, o objetivo era sair dessa etapa com seu plano de ação já estruturado.

O crítico – O momento de analisar o projeto com um olhar mais crítico, para aperfeiçoar as ideias e encontrar possíveis falhas. Nessa etapa, Disney gostava de ouvir as críticas de outras pessoas que trabalhavam com ele.

Todo o processo é mostrado com mais detalhes no livro de Robert Dilts, que junto de Walt Disney, analisa Mozart e Aristóteles, onde ele oferece uma visão do método com base nos princípios da programação neolinguística.

O método não é nem um pouco complexo, o que mostra que você pode usar em seus projetos. Walt era uma pessoa normal, que apenas exercitou a criatividade, ou seja, se ele conseguiu chegar aonde desejava, você também pode conseguir!

Tags : criatividadeDisneyestratégiaideias criativasinovaçãoprocesso criativowalt disney
Lucas Vicentini

The author Lucas Vicentini

Estudante de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Lucas Vicentini possui experiência em criação de websites. É esforçado, dedicado e se considera um apaixonado por arte urbana, além de não dispensar sempre que possível uma boa conversa! Está sempre correndo atrás do seu sonho sem atrasar o lado de ninguém.

Comentários no Facebook