close
Marketing

Azul: vai pra mídia que dá certo!

A Revista Veja desta semana, traz uma matéria bem interessante sobre a nova companhia de aviação do país: a Azul.

A empresa chegou no Brasil no ano passado e tem como proprietário, o brasileiro David Neeleman, que também é proprietario da JetBlue.

Na entrevista, David Neeleman, que sempre morou nos E.U.A., explica qual a proposta da Azul no mercado brasileiro.

O empresário falou bastante sobre a concorrência no setor no Brasil. Segundo ele, no país, a prestação do serviço é ruim e os preços absurdos. Concordo plenamente com ele.

O que mais me chamou a atenção na entrevista com o empresário, foi quando ele disse que quando a empresa “desembarcou” no Brasil, existiam duas opções para abocanhar alguma fatia do mercado.

A primeira opção seria investir R$ 5 milhões em mídia para divulgar a nova empresa. A segunda possibilidade seria trabalhar com preços bem abaixo que a concorrência e isso, por si só, faria o trabalho de divulgação.

Nem preciso falar que David Neeleman optou pela segunda possibilidade e não investiu um real sequer em mídia.

Será que isso vai dar certo? Na minha opinião, se a empresa tem essa proposta de preços mais em conta para os consumidores, vai pra mídia que dá certo.

O mercado para esse setor é crescente e a mídia pode ajudar bastante a empresa a atingir seus objetivos.

Vale lembrar que a Azul obteve esse nome, após uma enquete realizada no ano passado, na Internet. O nome que recebeu mais votos foi SAMBA, porém, David preferiu o segundo nome mais votado. Ou seja: para que a enquete então?

Só para constar, segundo a ANAC, o mercado está divido da seguinte forma: TAM 49% GOL 36% AZUL 3,6% OCEAN AIR 2,4%

A diferença é bem grande.

Azul: vai pra mídia que dá certo!

Tags : anacazulblog do crespoconcorrênciadavid neelemangolinvestimento em mídiajetbluemercadomídiaocean airtamveja
Filipe Crespo

The author Filipe Crespo

Publicitário formado e Mestre em Administração com ênfase em Finanças. Profissional de mídia certificado pelo Grupo de Mídia de São Paulo construiu carreira em agências como Ogilvy, Africa, Y&R, JWT, W/McCann e Lowe, atendendo clientes como: P&G, Unilever, BRFoods, LG, Bradesco e Mastercard. Atualmente é Sócio Diretor do Creativosbr e Consultor de Mídia do McDonalds no Brasil. É idealizador do Amigos do Mercado. É também professor de Planejamento de Mídia na FECAP, na FAAP e no MBA do Mackenzie.

Comentários no Facebook