close
Mídia

Band é fiel à Copa do Brasil, mas telespectadores migram para Globo no jogo final

Simples como o título desse post.

Desde 07 de Março, quando teve início a Copa do Brasil 2012, a TV Band vem transmitindo semanalmente os jogos da competição.

Até o momento em que foram definidos os finalistas da competição, a Band registrava média de 4,25 pontos de audiência domiciliar ne Grande São Paulo.

Nesse período, sua concorrente no futebol, a TV Globo se dedicava aos jogos da Copa Libertadores da América e obviamente, pouca atenção deu aos jogos da Copa do Brasil.

Até então, a Globo só havia transmitido minutos finais de dois jogos da Copa do Brasil, entre Bahia de Feira de Santana x São Paulo e também Botafogo x Treze-PB. E ambas situações ocorream quando jogos da Libertadores acabaram um pouco antes.

O primeiro jogo da final da Copa do Brasil, ocorreu no dia 05 de Julho, um dia após a celebração do título da Libertadores do rival Corinthians.

Como a Globo não transmite jogos às Quintas-Feiras, a Band reinou sozinha com a transmissão do primeiro jogo da final entre Palmeiras e Coritiba, na Arena Barueri marcando 12,81 pts. Foi a mamiro audiência da Copa do Brasil na emissora.

Mas eu, você e até Band já imaginávamos, que com o término da Copa Libertadores na
semana passada, a Globo, que também adquiriu os direitos da transmissão
da Copa do Brasil, não iria vacilar e certamente transmitiria o segundo
confronto da final entre Palmeiras e Coritiba. Ah..mas que sacanagem!

Não deu outra. Durante toda a semana, apresentadores e comentriastas da Band pediam aos torcedores telespectadores que levassem em conta a fidelidade da emissora à competição e que então assistissem o jogo final na Band.

Mas não tem jeito. Na hora H, telespectadores palmeirenses, coritibanos (é assim mesmo?) trocaram a transmissão de Luciano do Valle e cia, pela voz de Cleber Machado. (dói a escolha).

A Globo, mesmo sem ser "fiel" à Copa do Brasil, por razões óbvias, tomou grande parte dos telespectadores que no primeiro jogo estavam sintonizados na Band.

Prova disso são os números do Ibope para a Grande São Paulo.

A transmissão do segundo jogo da final da Copa do Brasil 2012, rendeu 28,97 pontos à Globo, enquanto à "fiel" Band chegou aos 7,28 de média. Tal número é praticamente a metade da média registrada na semana passada pela emissora.

Ou seja, não teve jeito. Quando as duas emissoras estão na mesma transmissão, a audiência continua a ser da "tv do Plim Plim".

Bom dia a todos.

Tags : audiênciabandblogblog do crespocopa do brasilcoritibafilipe crespogloboibopemediamídiapalmeiraspropagandapublicidadetransmissão
Filipe Crespo

The author Filipe Crespo

Publicitário formado e Mestre em Administração com ênfase em Finanças. Profissional de mídia certificado pelo Grupo de Mídia de São Paulo construiu carreira em agências como Ogilvy, Africa, Y&R, JWT, W/McCann e Lowe, atendendo clientes como: P&G, Unilever, BRFoods, LG, Bradesco e Mastercard. Atualmente é Sócio Diretor do Creativosbr e Consultor de Mídia do McDonalds no Brasil. É idealizador do Amigos do Mercado. É também professor de Planejamento de Mídia na FECAP, na FAAP e no MBA do Mackenzie.

Comentários no Facebook