close
Marketing

Cashback: inovação ou releitura?

Fonte: Pixabay

Como marcas alavancam vendas utilizando uma nova roupagem do antigo cartão fidelidade. a nova tendência do cashback é, na verdade, uma atualização marketeira do antigo cartão fidelidade.

Avanços tecnológicos, modas, novas tendências e a inserção de praticamente tudo em um ambiente virtual.
A virtualização de atividades corriqueiras vêm se tornando uma grande jogada de marketing para as empresas que procuram estar no dia a dia do brasileiro. Essas marcas apostam hoje, em tempos pandêmicos, em aplicativos próprios, realizações de pagamentos pelo PIX e tudo que possa girar em torno do nosso bem mais precioso: o celular.
Pensando nisso, um programa de fidelização do cliente que vêm crescendo de forma significativa é a utilização do Cashback.
Implantado em 2007 no Brasil e ganhando força atualmente, o cashback é um programa que traz benefícios tanto para o cliente, quanto para a empresa. Isso porque ao enxergar uma troca com reais proveitos, isso é, receber dinheiro de volta, existe uma tendência concreta do retorno do cliente.
Além de garantir visibilidade de branding com o cliente, existe a possibilidade de um buzzmarketing por recomendação, aumentando gradualmente assim a receita média da empresa.
Mas, será que essa nova descoberta não passa de uma atualização do que entendemos como cartão fidelidade?
Ressalva as semelhanças, o cartão fidelidade procura manter seus clientes com uma meta a ser batida em valor e quantidade de compras para liberar algum produto ou serviço de volta. Enquanto o cashback se prontifica de um método mais rápido, dando ao usuário, seja na primeira compra ou não, um valor de ressarcimento.
Essa nova roupagem veste uma ideia de recompensa imediata ao cliente, uma jogada genial que fideliza seu consumidor pela vontade de acumular ainda mais caixa.
Uma disputa entre grandes que considera a capacidade econômica empresaria e que levanta inúmeros questionamentos sobre esse programa.
Até quanto o caixa das empresas aguenta essas restituições? Como incluir as pequenas empresas dentro desse programa? Qual será a evolução do cashback?

Tags : #Buzzmarketing#cartaofidelidade#cashback#Marketing #CreativosBr
Isabella Rocha

The author Isabella Rocha

Publicitária em processo de formação, Isabella Rocha é residente de Guarulhos, Grande São Paulo, e é fascinada em escrever e cozinhar. Tem perfil comunicativo, persuasivo, colaborativo e otimista, além de se relacionar com facilidade e se destacar pela autoconfiança, proatividade, determinação e ousadia. Capricorniana equilibrada, é extremamente qualificada em indicações de filmes de comédia romântica.

Comentários no Facebook