close
Conteúdo

Como desenvolver a criatividade

Fonte: Espaço Fit Eventos

Criatividade é a capacidade de arranjar soluções, de criar algo novo, propor mudanças estruturais e elaborar novas maneiras de cumprir tarefas. Ela está presente diariamente na vida de todas as pessoas como na hora de arrumar as malas, de colocar o filho para dormir e nos trabalhos. Como a Ingrid relatou no texto dela, apesar de muita gente discordar, todo mundo nasce criativo, a diferença é que algumas pessoas a desenvolvem mais que as outras. Além de ser muito importante para a vida pessoal e profissional, estimular essa habilidade pode aumentar o bem-estar e diminuir o estresse e a ansiedade.

Embora seja uma habilidade muito importante, não são em todos os lugares que ela poderá ser aprofundada e desenvolvida, visto que em algumas empresas os processos são limitados. Nesses casos, é preciso tentar se desamarrar e tentar manifestar, ainda que internamente, um cenário para que a criatividade possa estar presente.

De acordo com o estudo do Futuro For Work Institute e EY na Espanha, no mundo pós-Covid, a característica profissional mais demandada pelas empresas será exatamente essa. Principalmente durante a pandemia, as pessoas e as empresas precisaram inovar, então, separamos algumas dicas de como estimular e desenvolver a criatividade.

  • Invista no seu bem-estar: um estudo conduzido por psicólogos, em 2016, mostrou que a criatividade e o bem-estar estão estritamente ligados. A pesquisa mostrou que “empenhar-se em comportamentos criativos leva a um aumento do bem-estar no dia seguinte”. O aumento do bem-estar, por sua vez, também leva à criatividade, segundo o estudo.
  • Saia da zona de conforto: as pessoas mais criativas são as que apresentam um grande repertório em sua mente, e para isso é preciso ter a mente aberta. Leia livros que você acha que não combinam com você, vá a lugares que não iria normalmente, ouça músicas que fogem do seu gosto musical e ouça opiniões diferentes da sua, tudo isso cria novas conexões.
  • Cuide do seu corpo: acrescente atividades físicas na sua rotina e tenha uma alimentação saudável, pois assim evitará preocupações excessivas com seu corpo.
  • Relaxe: não fique o tempo inteiro trabalhando. Saia para caminhar, tomar um café e conversar. Seu cérebro não vai conseguir registrar toda a informação e pensar em soluções se estiver ocupado o tempo inteiro.

Exercitando isso diariamente, a criatividade será manifestada e desenvolvida cada vez mais. Essa habilidade é de extrema importância para a vida profissional e pessoal, sendo também um diferencial na hora de solucionar problemas e realizar tarefas.

Tags : criatividadecriativodesenvolverhabilidadementerepertório
Sabrina Armelin

The author Sabrina Armelin

Apaixonada por livros, músicas, pôr do sol e pela incrível capacidade que a câmera fotográfica tem em capturar momentos para sempre. Geminiana que cursa Publicidade e Propaganda na FECAP, sonha em participar na produção de comerciais de televisão e ser uma fotógrafa de sucesso.

Comentários no Facebook