close
Marketing

Como o Manchester City quer ser um vencedor além dos 90 minutos

Como-o-ManchesterCity-quer-ser-um-vencedor-além-dos-90-minuto-creativosbr-marketing-blogdocrespo-creativos-brand
Watch&Win

De uns anos para cá o Manchester City, clube de futebol que disputa a primeira divisão da liga de futebol profissional inglesa (Premier League), e que possui sua sede na cidade de Manchester (ING), vem crescendo consideravelmente no que se refere à receita, valor de marca e visibilidade no cenário de futebol mundial.

Além do seu futebol, que vive uma boa fase, outro atrativo que tem chamado a atenção da mídia é a maneira como o clube trabalha a sua marca. Com o objetivo de conquistar mais fãs para, o clube vem realizando diversas ações para conseguir diversos públicos fora dos gramados.

A Nuria Tarre, diretora de marketing do City Football Group – empresa criada com o objetivo de supervisionar e administrar uma rede de clubes sob a tutela do Manchester City – foi nomeada ao cargo em um momento que o clube tinha como interesse ganhar visibilidade da marca. E acredita-se que ter sob tutela diversos clubes localizados em diferentes hemisférios do mundo, contribui no que se refere a trazer inovações para conquistar mais fãs.

Segundo Tarre, “se quisermos crescer mais rápido, não podemos fazer o mesmo que os outros fazem; precisamos inovar e pensar de maneira diferente. Estamos tentando aprender o que funciona melhor em outros esportes, no entretenimento, no digital e na mídia, para não apenas poder servir e propor a melhor experiência possível para os fãs que chegam aos nossos jogos em Manchester, mas para se conectar com nossos fãs globalmente de uma forma que seja significativa e relevante .”

Apesar de não ter todas as respostas do que dará certo, de imediato, Nuria afirma que para encontrar as respostas, experimentar e trazer novas ideias tendo como referência o que funciona em outras indústrias é o melhor caminho a ser seguido. Não se trata apenas de realizar um evento de 90 minutos dentro de campo, mas sim procurar maneiras de atrair esse público que já acompanha a nossa marca dentro de campo, para o que acontece no vestiário.

Recentemente, em uma parceria com a Amazon Prime, o clube lançou um documentário dividido em uma série de vídeos a fim de levar os fãs para acompanharem a sua jornada na conquista do título da Premier League. É explorando o ambiente digital que o Manchester City espera encontrar a melhor maneira de atender as expectativas das marcas as quais desejam fazer parcerias com o clube.

“Tudo ou Nada” traz filmagens exclusivas com o gerente da equipe, Pep Guardiola, e tem como objetivo fornecer aos fãs acesso irrestrito de uma maneira “aberta e transparente” que ela diz refletir os valores do clube. “O que fizemos como um clube é abrir as portas e deixar a Amazon entrar, o que, do ponto de vista organizacional, tem sido bastante desafiador porque teve acesso ao vestiário, ao jogo, ao jogo no intervalo, que é algo que nunca acontece”, explica.

Com esse novo tipo de conteúdo atraindo olhares de diversos públicos, muitos torcedores de futebol de outros clubes passaram a acompanhar esse conteúdo ao mesmo tempo em que desejava que o clube para o qual torce fizesse o mesmo, segundo relatos nas redes sociais da marca.

Mas a ideia da marca não é fazer mais do mesmo. Para continuar crescendo e gerando mais receita, o clube já pensou em trabalhar com influenciadores  explorando as mídias digitais, além de inovar continuamente sua comunicação. A própria marca já afirmou que ano que vem pretende mudar o formato da abordagem para trazer outros conteúdos com novas parcerias, acreditando que assim podem ser mais relevantes com suas histórias.

Tags : #blogdocrespo. #creativos#manchestercitybrandcreativosbrmarketing
Alberto Fachin

O autor Alberto Fachin

O paulistano Alberto Fachin é publicitário formado pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Certificado pelo Grupo de Mídia SP, trabalhou com contas públicas em uma agência paulistana e também teve uma breve experiência com OOH. Atualmente, trabalha na Cadastra, agência que pertence a DBG, com Gestão e Análise de Dados. Além disso é colaborador e conteudista do creativosbr levando conteúdo atualizado e de qualidade sobre o mercado publicitário.

Comentários no Facebook