close
Marketing

Como o marketing sazonal pode alavancar suas vendas?

Fonte: Agencia Kryptonita

“Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer” Confúcio.

É com essa reflexão bonita que dou início ao assunto dessa publicação: Marketing sazonal. Você já ouviu falar que o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Natal, entre outras datas comemorativas são apenas datas comerciais? Já parou para pensar o que exatamente isso significa? Sim, essa é mais uma estratégia de vendas, chamada de “marketing sazonal”.  A palavra sazonal faz referência aquilo que é temporário ou ao que é típico de determinada época do ano. Quando trazemos isso para a publicidade, entendemos como: ações em datas específicas. As empresas costumam utilizar essa técnica, tanto como uma forma de superar as datas em que as vendas são baixas, quanto como otimização de vendas em época de alta demanda.

Como utilizar essa técnica então? Entender o seu nicho de mercado é um dos processos mais importantes para a maioria das ações de marketing, porque quando você entende o perfil de quem receberá a mensagem, você se torna mais assertivo. E falando sobre o marketing sazonal, esse é o primeiro passo: entender e estipular as datas que façam mais sentido para o seu público.

Mas como escolher as datas? O uso do marketing sazonal vai além de planejar campanhas somente em Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal, por isso é necessário o uso de um calendário sazonal, para afunilar todas as possibilidades e converter em oportunidades para o seu negócio. Começar entendendo as datas genéricas, depois outras datas que possam ter um apelo comercial, como Dia do Professor, Dia da Mulher, Dia do Amigo, entre outras. Por fim, segmentar as datas que são específicas para a região que a sua empresa atua, como por exemplo: aniversário da cidade, festivais, entre outros eventos que movimentem a região que seu público se encontra e haja uma oportunidade de alavancar as vendas. Para todos os casos é importante sempre lembrar do que faz sentido para o seu público.

Após o público e as datas serem traçadas, agora o próximo passo é a realização de um bom planejamento estratégico para a execução de cada uma das ações, contendo o objetivo a ser alcançado, qual o limite de orçamento, qual comunicação visual será utilizada, qual mensagem abordar e o período de início e término das ações.

A empresa que faz um bom uso do marketing sazonal ainda ganha um “bônus”, porque quando há uma personalização da mensagem há consequentemente uma identificação do público com o seu negócio, e esse processo acaba fortalecendo a comunicação institucional e a imagem da empresa. O segredo do marketing sazonal é entender o seu negócio, conhecer cada detalhe do seu público e como traçar estratégias utilizando apenas um calendário com datas específicas ao seu favor. Então, da próxima vez que você ver alguma dessas campanhas em datas comemorativas, lembre-se que não são meras datas comerciais, mas que – através da técnica do marketing sazonal, com muito estudo para entender o público – é possível criar picos para alavancar e otimizar as vendas de uma empresa, além de torná-la mais forte e consolidada no mercado.

Tags : datas comemorativasmarketingmarketing sazonaloportunidadesvendas
Ingrid Bossert

The author Ingrid Bossert

Comunicadora desde que aprendeu a falar! Publicitária por amor e por formação (Faculdades Integradas Rio Branco Dez/17), bastante curiosa e não se conforma em ficar por muito tempo na zona de conforto, sempre busca por novos desafios. Atua como analista de Marketing na Kroton, possui experiência com planejamento de OOH e está sempre em busca de aprender mais.

Comentários no Facebook