close
Opinião

Como ser um bom Mídia

Um colega de profissão, o João José, enviou dia desses, alguns ítens que ele considera básicos para um bom profissional de mídia. Eu concordo com ele. Sendo assim, segue o texto:

 

1. Estude muito. Conheça tudo sobre mídia, seu planejamento, sua execução, seu controle e negociações.

2. Conheça tudo e todo mundo dos veículos – de todos eles, dos grandes aos pequenos.

3. Construa um banco de dados, de informações sobre todos os veículos, mercados, audiências, circulações, tiragens, pontos fortes e fracos, diferenciais, etc.

4. Crie e mantenha um amplo relacionamento com todos os profissionais de veículos (além de colegas da agência e do mercado).

5. Aperfeiçoe-se sempre. Faça todos os cursos que houver, sobre mídia e comunicação em geral (mais do que só publicidade, internet, promoção, marketing direto, merchandising, etc – que podem ser úteis no teu trabalho).

6. Tente criar e manter uma equipe de trabalho altamente profissional.

7. Mantenha a ética acima de tudo.

8. Negocie sempre ao máximo com os veículos. Se você não o fizer, seu cliente ou seu chefe o fará – e você perderá a moral.

9. Não aceite subornos, como presentes, convites, shows, etc. Tudo bem almoçar com os profissionais dos veículos, a serviço. Mas nada além disso.

10. Não se prostitua, não se venda, não aceite propina ou vantagem para beneficiar o veículo que seja.

11. Defenda os interesses dos seus clientes – e da sua agência.

12. Não faça mais mídia do que for necessário…o cliente vai descobrir, um dia. E tua agência vai perder a conta.

13. Receba sempre a todos que forem apresentar seus veículos e propostas. A maior queixa dos profissionais dos veículos é a arrogância e o tratamento ruim que recebem dos/das profissionais de mídia. Quanto maior a agência, maior a arrogância. Ninguém tem Poder para sempre…pensem nisso. Um dia, podem precisar de ajuda, ou de emprego.

14. Seja honesto/a, sempre.

15. Seja muito organizado/a, em tudo que fizer.

16. Não autorize nada, sem que esteja devidamente assinado e autorizado pelo cliente.

17. Trabalhe duro e dedique-se ao máximo.

18. Leia tudo que puder, sobre mídia.

19. Não desanime, com as dificuldades e o stress que às vezes vai rolar.

20. Nunca aceite o primeiro preço dos veículos. Nem o segundo…

21. Demonstre, ao cliente, como você negociou bem.

22. Mostre ao dono da agência, que defendendo o cliente a agência manterá a conta por mais tempo.

23. Preserve, acima de tudo, a tua credibilidade. E a dua tua agência.

24. Não importa o meu ou o seu gosto pessoal. O programa de TV que você gosta, a rádio quem você ouve ou o jornal que lê. O que importa é o que o teu público gosta, quer, lê, assiste, ouve. A mídia é feita para o público-alvo da publicidade. Não é feita para os publicitários, nem para os anunciantes.

25. Não leve em consideração apenas a CIRCULAÇÃO que envolve meios (TV, Rádio, Jornal etc…). Privilegie sempre a defesa técnica considerando pela ordem os seguintes fatores : Grau de afinidade, Número de Leitores, Cobertura e por fim, a complementaridade de mídia para com o mercado.

Tags : agênciaanuncianteclientemídianegociaçãoprofissionalveículos
Filipe Crespo

The author Filipe Crespo

Publicitário formado e Mestre em Administração com ênfase em Finanças. Profissional de mídia certificado pelo Grupo de Mídia de São Paulo construiu carreira em agências como Ogilvy, Africa, Y&R, JWT, W/McCann e Lowe, atendendo clientes como: P&G, Unilever, BRFoods, LG, Bradesco e Mastercard. Atualmente é Sócio Diretor do Creativosbr e Consultor de Mídia do McDonalds no Brasil. É idealizador do Amigos do Mercado. É também professor de Planejamento de Mídia na FECAP, na FAAP e no MBA do Mackenzie.

Comentários no Facebook