close
Publicidade

Descubra agora como usar o círculo cromático

Fonte: Pexels

Uma das maiores dificuldades de profissionais da área de Criação é como fazer o uso correto do tão famoso círculo cromático. Por isso, preparamos esse post especialmente para você!

Seja na fotografia, no cinema ou nas roupas, o círculo cromático é uma das principais ferramentas que precisamos entender para que nosso trabalho, junto das fontes e imagens, transmitam a mensagem que desejamos passar.

É por ele que podemos formar das mais variadas criações e transformá-las em emoções, ainda tendo harmonia.

Primeiro precisamos entender:

Cores primárias

São as cores que não são adquiridas por misturas de outras cores. (Não confunda com as cores aditivas: o sistema RGB, que é utilizado em monitores e na fotografia!)

São elas: vermelho, amarelo e azul.

Cores secundárias

Mescla das cores primárias.

São elas:  laranja, verde e violeta.

Cores terciárias

Mescla das cores primárias e secundárias.

São elas: vermelho + roxo = vermelho-arroxeado;

Vermelho + laranja = vermelho-alaranjado ou laranja-escuro;

Amarelo + verde = amarelo-esverdeado ou verde-claro;

Amarelo + laranja = amarelo-alaranjado.

 

Tendo isso em mente, vamos para algumas das combinações:

Combinações complementares

São as junções de cores opostas do ciclo cromático. São uma combinação vibrante e com saturação. Utilizado para dar contraste para as artes mostrar muita personalidade.

Exemplo: laranja e azul ou vermelho e verde.

Combinação em fenda

Variante das cores complementares, para fazer a combinação é só escolher uma cor primária e duas complementares. O resultado é de contraste, mas com menos saturação.

Exemplo: verde, amarelo e violeta ou laranja, azul e amarelo.

Combinações análogas

Usado muito em design de interiores, essa combinação traz pouco contraste sem perder a harmonia. Isso acontece porque pegamos cores (duas ou três) vizinhas entre si ou de até 3 cores com um intervalo de uma cor entre elas. Isso cria criações e agradáveis e moderno.

Exemplo: tons de roxo e azul, tons de laranja e vermelho.

Combinações de três cores (Tríade)

Está é uma combinação de três cores que estão equidistantes dentro do círculo, produzindo um efeito de alto contraste, porém sem perder a harmonia. Esse tipo de composição cria uma sensação “vibrante” mesmo quando utilizado cores claras e sem saturação.

Exemplo: verde, laranja e violeta ou vermelho, amarelo e azul.

Combinações de quatro cores (Quadrado)

Um pouco diferente das outras composições, essa usa quatro cores equidistantes, mas são usadas cores complementares nos tons entre si. Isso cria um resultado colorido e divertido.

Exemplo: ciano, roxo, laranja avermelhado ou amarelo ou verde, laranja, azul e vermelho.

Monocromático

É o uso das mesmas cores, porém, com diferentes matizes. Há uma variedade entre tons entre as mesmas cores, usando o preto e o branco para clarear ou escurecer as cores selecionadas. Esse método acaba sendo bem atraente, chamativo e inspirador para quem vê.

Exemplo: preto e branco (clássico) ou todas as outras cores em várias tonalidades.

 

Cada cor sozinha representa uma emoção, como o azul, que traz paz. Porém, quando fazemos combinações harmoniosas, podemos subir o nível do nosso trabalho, chamando atenção dos nossos clientes e nos destacando dos demais. Mas, fique livre para se desprender das regras e criar as suas próprias combinações!

 

Tags : círculo cromáticocorescriaçãodesigndesign gráfico
Jacqueline Menassa

The author Jacqueline Menassa

Colecionadora de figurinhas do WhatsApp e estudante de Publicidade e Propaganda nas horas vagas. Acredita que sair da zona de conforto é a chave para o desenvolvimento individual e profissional. Com isso busca usar seus conhecimentos e habilidades para trazer ajuda e apoio às outras pessoas. Viu na Creativosbr uma oportunidade para exercer seu talento artístico, já que vê seu futuro atrelado à área da criação.

Comentários no Facebook