close
Conteúdo

Fading Sea Creatures: o descarte de máscaras nos oceanos

Divulgação: F5 Shangai

Por conta da pandemia da Covid-19, foi realizado um levantamento pela ONG Ocean Concervancy apontando que – somente em 2020 – estavam sendo jogadas nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico mais de 129 bilhões de máscaras descartáveis por mês.

Tendo em vista esse risco ambiental urgente, o Alibaba Group, um dos maiores vendedores de máscaras descartáveis da China, queria fornecer uma solução para o problema.  A corporação informou que acredita que um item necessário que protege a vida humana não precisa ser algo que irá causar devastação ao meio ambiente, então a partir de uma parceria com o WWF, foi produzida pela agência F5 de Shangai uma ação publicitária para gerar mais conscientização sobre o assunto.

A campanha foi montada em um evento chamado Fading Sea Creatures, que na tradução seria “O desaparecimento das criaturas marinhas”. Na performance ao vivo do artista Qiurui Du, ele fez uma pintura de água-viva em uma tela de máscaras descartáveis com tinta hidrocrômica. A pintura reaparecia quando a tela da máscara era retirada da água (efeito da tinta hidrocrômica), transmitindo a mensagem de como a vida marinha retornaria aos mares quando fosse removida a presença das máscaras nos oceanos.

A escolha da ilustração de uma água-viva foi por ser a criatura marinha mais resistente do mundo. Queriam transmitir a mensagem de como até mesmo o animal que sobreviveu a extinções em massa pode em breve sofrer as consequências dessa poluição por máscaras.

A produção da campanha carrega uma grande importância por mostrar o impacto da conscientização por parte de grandes empresas e, nesse caso, das próprias produtoras do problema. A destruição do ambiente marinho é uma questão ambiental urgente, ainda mais em tempos de pandemia como agora.

 

 

Confira aqui o vídeo da performance: Fading Sea Creatures 

Tags : #seacreaturesAlibaba Groupchinacovid19máscaras descartáveis
Carolina Mitie

The author Carolina Mitie

Carolina Mitie tem três certificações pela ESPM e diversos cursos pela FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, onde é graduanda em Comunicação Social, com licenciatura em Publicidade e Propaganda. É movida 100% por música e comunicação. Taurina determinada, é apaixonada por animais e a metamorfose ambulante tentando mudar os finais clichês.

Comentários no Facebook