close
Conteúdo

FIRE Festival: confira o que rolou no maior evento do mercado digital

BLOG_15-razoes-670×419
Hotmart

O maior evento do mercado digital aconteceu nesta última semana, dos dias 27 a 29 de setembro, em Belo Horizonte. Promovido pelo Hotmart, o FIRE Festival reuniu inovação, entretenimento e empreendedorismo de forma única.

Entre as inúmeras possibilidades, o evento apresentou diversos cases de sucesso na área, em um ambiente totalmente propício para desenvolver ideias e networking. As palestras aconteceram em dois palcos simultâneos. Os temas de cada um dos palcos foram os mais diversos possíveis, com foco em assuntos mais técnicos no Palco Park e os demais no Palco Palace.

As temáticas abordadas foram divididas nos seguintes segmentos:

Produtores Digitais e Influenciadores

Técnicas e estratégias já comprovadas pelos maiores nomes do mercado. Tráfego, SEO, Branding.

Comunicadores

Marcas de primeira grandeza e com cases de sucesso atuais em branding, marketing e relações públicas. As principais tendências em comunicação do mundo.

Artistas e Desenvolvedores

Conteúdo técnico, voltado para que o talento não só se transforme em um negócio lucrativo, mas para que ele encontre outras aplicações para o que mais sabe e ama fazer.

Empresários e Startups

Principais players de um mercado em amplo crescimento. Ambiente ideal para que ideias ou proposta encontre o parceiro, investidor e timing certos.

Entre as palestras que mais me chamaram atenção, uma delas foi a do Mairo Vergara. Palestrando pela primeira vez em um evento em toda sua vida, Mairo Vergara, primeiro produtor a se tornar Black Sun, veio animado para compartilhar as 3 estratégias que ele usou para se tornar Top 1 da Hotmart. Quer saber quais são? Confira:

Seu produto é a base de todo seu negócio. Por isso, ele tem que estar no topo do seu mercado. Escolha e domine uma única estratégia de marketing. Assim, você consegue melhorar cada vez mais suas ações de divulgação.

Crie conteúdo gratuito para gerar valor para sua audiência e reforçar sua marca. É isso que fará com que você consiga vender depois para o público que consome seu material.

DICA BÔNUS: entenda qual é o verdadeiro motivo do que você está fazendo. É esse motivo que fará com que você aguente todos seus problemas como empreendedor.

Dica do Mairo Vergara: quando você gera mais valor do que qualquer outro produtor de seu mercado, a única opção de seu cliente é comprar seu produto.

Pausa para foto no evento devidamente vestida de CreativosBR
Pausa para foto no evento devidamente vestida de CreativosBR

Outro momento bastante interessante foi o bate-papo no Painel Profissão Internet. Os participantes Danilo Basso, Felipe Titto, Pathy dos Reis e Karina Milanesi debateram sobre como as marcas, os especialistas e os influenciadores digitais estão redefinindo o mercado digital e as principais estratégias de marketing. Eles traçaram um paralelo entre a queda da audiência das mídias tradicionais e a ascensão da visibilidade dos influenciadores digitais. Por isso, reforçaram a importância das marcas investirem em ações de marketing com personalidades que reforcem os seus valores e propósitos.

O músico Kiko Loureiro também participou do FIRE Festival. Ele, que também é especialista em marketing musical e gestão de carreiras, contou a sua história com a música e como ele está usando o music business para mudar a vida de pessoas em todo mundo. Para ele, a conexão de ensinar é totalmente diferente da conexão da música e da banda. Por isso, ele levou um tempo até entender o que seus alunos verdadeiramente precisavam. “O que o músico precisa não é de uma nova escala, é de elevar a sua carreira, poder viver da música e não desistir do sonho de tocar.” Por meio de uma pesquisa, Kiko percebeu que estava equivocado ao pensar que o objetivo dos músicos interessados em music business era alcançar a fama. Ele compreendeu que o que os seus alunos realmente querem é conseguir viver de música e serem reconhecidos em seu meio familiar.

Um dos pontos altos do Festival foi a palestra da Nathalia Arcuri, fundadora do Me Poupe!. Ela compartilhou um pouco da sua trajetória falando sobre como economizar dinheiro desde criança refletiu em sua vida. Além disso, ela reforçou que identificar a origem dos problemas ajuda a resolvê-los mais facilmente. Outra dica valiosa é que, muitas vezes, precisamos bater o pé e seguir em frente, já que a maioria das pessoas não conhece nosso negócio como a gente.

Dica da Nathalia Arcuri: ofereça um serviço de excelência e você terá mais do que clientes, mas embaixadores do seu produto.

Acredito que o momento mais esperado foi a palestra da cantora e empresária Anitta. Além de contar como foi o começo da sua história na música, ela compartilhou seus maiores erros, acertos e aprendizados enquanto líder de uma equipe de sucesso. Uma das dicas mais poderosas sobre gestão de pessoas é que o líder deve sempre se colocar no lugar da sua equipe e, principalmente, convencê-la de que suas ideias são boas para que eles façam com o coração. “Para me comunicar com as pessoas que trabalham comigo, eu faço um exercício de lembrar como é a visão do colaborador.” Anitta também contou sobre as estratégias para se lançar no mercado exterior. Para ela, o segredo foi entender que, mesmo já sendo um sucesso no Brasil, era preciso começar em passos pequenos lá fora. “Quando você começa em outro mercado, é preciso entender que tudo começa do zero de novo. Você não pode chegar em outro país, outra cultura, com os mesmo pensamentos e estratégias do mercado que já conquistou.” Anitta ainda falou sobre como lida com o desafio de tentar coisas novas. Para a cantora, é importante arriscar sem se colocar em risco. “Eu gosto de tentar coisas novas, mas sabendo que eu consigo alcançar o que está perto da minha mão.”

Foram dias intensos de muito conhecimento e imersão no digital. A proximidade com diversos nomes influentes e com as maiores marcas que detêm grande poder na atualidade, sem dúvidas foi bastante esclarecedora. São eventos como esse que ajudam a esclarecer ideias, colocá-las em prática para ver novas possibilidades para pensar além do óbvio.

Tags : belo horizontedigitaleventofirefestivalhotmart
Emanuelle Torres

O autor Emanuelle Torres

Estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Assistente de Conteúdo e Mídia na agência Janelar e na produtora de vídeo Vai Pra Marte Filmes, em Fortaleza. Adora produzir conteúdo e admira a área de Mídia e de Fotografia. Sempre procura estar por dentro das atualidades na área da publicidade e busca sempre que possível, estar presente nos cursos e palestras. Conteudista do creativosbr.

Comentários no Facebook