close
Marketing

Fórmula 1: sucesso ou fracasso?

No último Domingo ocorreu mais uma edição do GP Brasil de Fórmula 1.

Eu nunca tinha ido, e a convite da Globo, pude acompanhar o treino de Sábado, lá do autódromo de Interlagos.

O tradicional evento, que ocorre anualmente no segundo semestre, em São Paulo, sempre foi um evento de grande impacto junto aos brasileiros e especialmente, junto aos paulistanos.

Além do GP, uma série de outros eventos ocorrem na cidade na semana da corrida, por conta da presença da grande mídia e principalmente dos pilotos.

Me recordo de algumas edições do GP Brasil  na década de 90, onde Ayrton Senna, Alain Prost e Nigel Mansel protagonizavam excelentes corridas de Fórmula 1.

Quem não se recorda então no GP Brasil do ano de 1991, onde Senna, sem duas marchas, ganhou a corrida "no braço" e depois no pódio, não tinha nem forças para levantar a taça de vencedor? Cenas inesquecíveis da torcida invadindo a pista para comemorqar com o grande campeão.

Bons tempos!!!! Mas agora a realidade é bem diferente.

Talvez por não termos pilotos disputando títulos ou ainda por conta das inúmeras armações/fraudes das equipes que temos visto ultimamente,  o público tem se afastado desse grande evento.

Quem não se lembra de Massa dando passagem à Alonso ou de Barrichello dando passagem à Schumacher?

O GP Brasil deixou de ter o glamour que tinha anos atrás e a Fóruma 1 como um todo, deixou de ter credibilidade.

Prova disso, foi a edição desse último Domingo, onde a audiência ficou bem abaixo da expectativa e foi a pior dos últimos anos.

O brasileiro parece não mais querer acompanhar as corridas de Fórmula 1.

Montei uma tabela de audiência, considerando somente o GP Brasil nos últimos anos. Trata-se de audiência domiciliar da Grande São Paulo.

Vejam isso e tirem suas próprias conclusões:

A audiência caiu pela metade em 10 anos de GP Brasil. 

Agora que você viu a tabela, pergunto:

– Será que a Globo terá problemas em vendas cotas de patrocínios nos próximos anos?

– Será que a Indy, depois de tanto tempo sendo rejeitada pelos braileiros, agora emplaca de vez?

É aguardar pra ver.

Boa semana a todos.

Tags : audiênciabarrichelloblogblog do crespoescândalof1fórmula 1fracassofraudegp brasilibopeinterlagosmassamídiaparticipaçãopropagandapublicidadesennasucesso
Filipe Crespo

The author Filipe Crespo

Publicitário formado e Mestre em Administração com ênfase em Finanças. Profissional de mídia certificado pelo Grupo de Mídia de São Paulo construiu carreira em agências como Ogilvy, Africa, Y&R, JWT, W/McCann e Lowe, atendendo clientes como: P&G, Unilever, BRFoods, LG, Bradesco e Mastercard. Atualmente é Sócio Diretor do Creativosbr e Consultor de Mídia do McDonalds no Brasil. É idealizador do Amigos do Mercado. É também professor de Planejamento de Mídia na FECAP, na FAAP e no MBA do Mackenzie.

Comentários no Facebook