close
Digital

Instagram: 3 dicas para um copy atrativo

Você faz um post lindo para o Instagram, mas na hora de publicar não sabe o que escrever? Eu já tive muita dificuldade em redigir meus copys, e é por isso que trago essas dicas para vocês.

Quando eu comecei a fazer meus textos do Instagram, eu gostava de colocar frases bonitinhas e curtas, mas isso não estava ajudando a manter o foco dos meus seguidores, e muito menos dos seguidores dos meus clientes.

Neste artigo, trago dicas  práticas e simples, mas que farão toda a diferença na hora de você fazer um bom copy.

Capriche nas duas primeiras linhas

Quando você monta a descrição no Instagram, só aparecerão as duas primeiras linhas dela. Para ver o restante, os usuários precisam clicar em “ler mais”. Mas será que os seus leitores se interessam pelo começo do seu texto para lerem o restante?

Tente sempre trazer tópicos relevantes e que completem o texto da arte – caso a postagem tenha texto na sua composição.

Por isso, garanta que as duas primeiras linhas do seu texto sejam atrativas, tanto pela redação, quanto por ícones visuais, como emojis ou escrever em caixa alta. Mas lembre-se: menos é mais. Não use as duas ideias que dei juntas. Ou uma, ou outra. Assim fica natural e de fato atrativo.

Humanize o texto

Você sempre deve pensar que por trás das telas tem pessoas reais consumindo os conteúdos do Instagram. Por isso, não deixe de adequar a sua linguagem para se comunicar de forma assertiva com o seu público.

Além da linguagem, crie uma narrativa, uma história, que conte algo relevante e de forma real. A ideia é se aproximar do usuário, e não simplesmente mostrar vendas ou se mostrar inalcançável.

Quanto mais “de pessoa pra pessoa” for o seu texto, e obviamente alinhado à sua persona, mais cativante será a sua publicação.

Poste aquela foto sua sem maquiagem, com o cabelo bagunçado, na cama mesmo com o seu pet. Ou então aquela foto que até está tremida, mas que está tão espontânea que ninguém vai reparar na falta do foco. Se for um post do seu cliente, coloque fotos de pessoas parecidas com a persona da marca, em momentos descontraídos, mostrando pessoas reais.

Engaje com o seu público

Essa dica nem parece dica, não é mesmo? Afinal, todo mundo quer engajar a audiência. A questão é: como você pode fazer para reter o seu leitor, e por consequência, gerar engajamento?

Lembra das duas primeiras linhas das quais falei no começo desse artigo? Então. É lá mesmo que você vai começar a engajar, afinal, a pessoa não vai querer “ler mais” se o seu texto não for interessante.

Para torná-lo mais criativo e humanizado, aposte em comparações com o seu público, como “Você também não aguenta mais suas plantinhas morrendo?”. Neste exemplo, você mostra que está do mesmo lado que o usuário, com um problema em comum e que pode ser solucionado.

Além disso, você pode colocar chamadas promocionais, como “Últimas unidades da calça flare em promoção”. Porém, tome cuidado: não faça promoção com a dica da caixa alta. Fica extravagante, jabá e acaba gerando o efeito contrário ao que você está buscando.

E, é claro, mantenha a comunicação com o seu público após contar a sua história: pergunte se ele já passou por coisas parecidas, qual das peças ele gostou mais, ou como ele lidaria com determinada situação.

Use sua mente e coração para construir um texto humano e com gostinho de “quero mais”, e com certeza as pessoas  lerão com mais vontade e proximidade o seu post do Instagram.

Eu tenho certeza que com essas dicas você conseguirá atrair mais a atenção dos seus seguidores no Instagram, e até mesmo daqueles usuários que te encontram por hashtags!
Gostou das dicas? Se sim, compartilhe com aquele amigo que tem dificuldade em escrever seus copys.

Tags : copyengajamentohashtagsHumanizaçãoinstagrampersonasocialmedia
Sophia Furlan

The author Sophia Furlan

Aos 19 anos é estudante de Publicidade e Propaganda na FECAP e estagiária na agência Creativosbr. Ama estudar e principalmente colocar em prática tudo o que aprende, seja nas palestras das quais participou ou cursos extracurriculares que faz sempre que possível. É por isso que atualmente trabalha no Creativosbr planejando as mídias sociais do meu cliente e aplicando todo o meu conhecimento em busca de gerar resultados efetivos.

Comentários no Facebook