close
Marketing

Linguagem de memes para campanhas publicitárias

Fonte: Banco de Imagem

Os memes já se tornaram uma característica dos internautas nas redes sociais. Existem pessoas que se dedicam somente para criação de memes e fazem disso o seu trabalho, e outras que passam horas rolando seus feeds só em busca de mais memes para compartilhar com os amigos. Mas e se trouxermos os memes para campanhas publicitárias, será que combina?

O primeiro ponto a ser observado para trazer a aplicabilidade dos memes em uma campanha na rede social seria porque os memes geram reações que trazem engajamento de forma leve e bem-humorada, fazendo com que o público que for impactado por ele se identifique, reaja, e lembre-se da marca, pois houve uma interação, causando uma boa experiência entre o usuário e a marca. Os memes são uma forma de sustentar as interações com o público, mas é preciso ressaltar que por mais que sejam muito importantes as curtidas, reações, compartilhamentos ou comentários, o engajamento se trata do quanto esse usuário esteve de fato envolvido com determinada publicação, ao ponto desse mesmo conteúdo publicado ter se tornado relevante para o usuário da rede.

Por isso, não diferente de outros tipos de linguagem em uma campanha publicitária, quando utilizamos a aplicação dos memes para o desenvolvimento é importante conhecer muito bem a identidade e o perfil do target a ser alcançado, para entender em qual situação ele se identificaria e o que seria relevante a ponto de resolver o seu problema. Essa solução pode ser sim uma maneira da empresa se destacar de forma descontraída, além de gerar mídia espontânea e melhorar experiência do usuário com a marca.

Tags : campanha publicitáriaMemesprodução de conteúdoredes sociaistarget
Ingrid Bossert

The author Ingrid Bossert

Comunicadora desde que aprendeu a falar! Publicitária por amor e por formação (Faculdades Integradas Rio Branco Dez/17), bastante curiosa e não se conforma em ficar por muito tempo na zona de conforto, sempre busca por novos desafios. Atua como analista de Marketing na Kroton, possui experiência com planejamento de OOH e está sempre em busca de aprender mais.

Comentários no Facebook