close
Digital

Merkle divulga relatório de marketing digital do primeiro trimestre de 2019

Merkle-divulga-relatório-de-marketing-digital-do-primeiro-trimestre-de-2019-digital-creativosbr-creativos-merkle-blogdocrespo
iBlue Marketing

A Merkle, uma agência de marketing líder em tecnologia e análise de dados, lançou seu relatório de marketing digital (DRM) do primeiro trimestre de 2019. O relatório completo analisa as principais tendências em pesquisa paga, pesquisa orgânica, display e social, fornecendo informações sobre os principais players, como Google, Facebook e Amazon.

O relatório contempla os gastos com Facebook ficando negativo pela primeira vez na história do DMR, caindo 2% desde o primeiro trimestre de 2018. O Facebook continua obtendo um crescimento significativo com Instagram, que viu 44% de crescimento ano após ano e que agora representa 19% do investimento do Facebook para anunciantes ativos em ambas as plataformas. Além disso, o crescimento em paid social continua a superar a publicidade tradicional, com um crescimento de 24% sobre o ano anterior, em comparação com 12% para a publicidade gráfica.

O crescimento do investimento em pesquisa paga desacelerou pelo quinto trimestre consecutivo com uma queda de 16% em relação ao ano anterior, e os gastos no Bing e no Yahoo caíram 3% no mesmo período. O Google Shopping foi mais uma vez o principal impulsionador do crescimento de cliques, já que os gastos com o formato aumentaram mais de 40% ano após ano pelo segundo trimestre consecutivo. Parte dessa expansão pode ser atribuída ao crescimento das variações do formato do anúncio, como os Anúncios do Shopping do Showcase e os Anúncios do Inventário Local.

Fora da pesquisa tradicional, os anunciantes da Amazon viram as vendas atribuídas a produtos patrocinados e marcas crescerem mais do que o dobro do ano, já que os gastos foram mais de  19% e 77% para esses formatos digitais. Os produtos patrocinados representaram 85% de todos os gastos da Amazon, com mais da metade dos gastos provenientes de veiculações diferentes da parte superior dos resultados de pesquisa.

Alberto Fachin

O autor Alberto Fachin

O paulistano Alberto Fachin é publicitário formado pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Certificado pelo Grupo de Mídia SP, trabalhou com contas públicas em uma agência paulistana e também teve uma breve experiência com OOH. Atualmente, trabalha na Cadastra, agência que pertence a DBG, com Gestão e Análise de Dados. Além disso é colaborador e conteudista do creativosbr levando conteúdo atualizado e de qualidade sobre o mercado publicitário.

Comentários no Facebook