close
Opinião

Método Pomodoro: a solução para procrastinadores

Foto de Steve Johnson

O Pomodoro é perfeito para você, que gostaria que o dia tivesse, pelo menos, 38 horas. É também para você que sente que faz várias coisas durante o dia todo, mas que no fim do dia, não conseguiu concluir nada do que tinha programado. Esse texto é para te tranquilizar e dizer “calma, você tem salvação”.  

Já ouviu falar do “Método Pomodoro’? É uma técnica, desenvolvida em 1988 pelo italiano Francisco Cirillo e publicada no livro “The Pomodoro Technique”. O autor estava à procura de uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos durante os primeiros anos de universidade. Para isso, ele utilizou um timer de cozinha (em formato de tomate) para organizar suas tarefas. Consiste em uma maneira diferente de gerir o tempo que pode ser aplicada em diversas tarefas, seja nos estudos, seja no trabalho, entre outras. O diferencial do Pomodoro, além de medir quantidade e qualidade dos afazeres, é que ele permite medir o que está atrapalhando a realização das tarefas.

Como fazer o método?

O conceito do Pomodoro é que as tarefas tenham duração de, exatamente, 25 minutos. Concluindo-a ou não, deve parar e descansar 5 minutos. A ideia é que o fluxo de trabalho seja dividido em blocos de superconcentração, garantindo a agilidade do cérebro. 

Para colocá-la em prática, você vai precisar de:
– Timer ou cronômetro para fazer contagem regressiva (pode usar o celular, mas desative as notificações)
– Uma lista de tarefas
– Lápis e borracha 

Método Pomodoro exemplificado

O primeiro passo é criar sua lista de tarefas que deseja concluir durante o dia. Depois, dividi-la em períodos de 25 minutos e trabalhar ininterruptamente durante o dia.

Assim que o time tocar, significa que o primeiro período de 25 minutos foi concluído. Faça um “x” ou risque a tarefa concluída ou anote o status feito (25%, 50%, etc) e faça um breve intervalo de 5 minutos. Procure fazer coisas que não tenham ligação com os objetivos do dia, como: ouvir uma música, navegar nas redes sociais, brincar com seus pets, entre outros. A cada quatro ciclos, faça uma pausa maior (entre 15 e 30 minutos) para descansar.
(Atenção, não deixe de fazer esses intervalos, pois são necessários para “oxigenar o seu cérebro” e aumentar a agilidade mental.)

Vantagens de usar a técnica Pomodoro:
– Alivia a ansiedade;
– Aumenta o foco e a concentração;
– Aumenta a motivação;
– Reforça a determinação para atingir os objetivos.

E aí, você já conhecia o método? Acha que vai te ajudar?

Dica digital: existem alguns aplicativos que ajudam na aplicação do método, como: Tomato Time, Pomodoro Time, Pomodoro Keeper e Focus Keeper.

Tags : #pomodoro#todolistestudosfocoorganização
Beatriz Guerra

The author Beatriz Guerra

Ex-futura cineasta, Beatriz Guerra é formada em Comunicação Social, mais especificamente em Publicidade e Propaganda pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, e é apaixonada por audiovisual, adora conhecer novas culturas e aprender com os desafios do dia a dia. Ariana nata (com ascendente em gêmeos), nas horas vagas é produtora de velas e viciaaaaada em TikTok.

Comentários no Facebook