close
Publicidade

MoodBoard: inspiração na certa

Unsplash

Sabe aquela sensação de quando precisamos fazer algo, mas nenhuma ideia vem à mente? Então, essa ferramenta te ajuda a começar e transformar a ideia em algo mais visual!

 

O MoodBoard, que significa “quadro de humor”, permite que façamos um tipo de colagem digital, e é também chamado de Painel Semântico. Ele é usado na moda, na arquitetura, design de interiores, no marketing, e por aí vai. Essa ferramenta é especialmente usada para inspiração para projetos e campanhas.

São basicamente a reunião de imagens, cores, frases, objetos, texturas e até vídeos que traduzam a essência (ou o mood) de alguma marca ou produto. Mas, você sabe como fazer isso?

Na maioria das vezes, não temos ideia de como a começar a construção dessas colagens, e por isso, vamos te dar algumas dicas e direcionamentos para facilitar a sua inspiração visual em poucos passos.

 

Templates e modelos

Para começar, é legal lembrar que existem vários sites e aplicativos que acabam disponibilizando templates que facilitam na sua colagem! Assim, você já terá um modelo pronto para que apenas preencha com o que quiser.

Imagens e Vídeos

Quando vamos começar um painel semântico, a primeira coisa que vem em nossa mente, são as fotos ou videos que iremos colocar, e por isso, esse passo pode causar muitas dúvidas: vemos muitos materiais e ficamos perdidos e indecisos sobre o que inserir.

Precisamos então, organizar nossos pensamentos (e se facilitar, coloque no papel) qual é o mood que você quer passar. Algo mais minimalista, sem tanta informação, algo mais calmo, com sons e imagens da natureza… Para isso, categorize primeiramente e depois vá com tudo! E se o foco for a venda de seus bens ou produtos, tente combinar isso com seu painel visual.

Você pode achar as imagens e vídeos bases vagando na internet e nas redes sociais, principalmente no Pinterest, que é uma grande rede social para buscar referências.

Texturas

Elas materializam a sua criação, dando uma outra visão e adicionando uma certa profundidade, diferenciando seu trabalho e percepção. Na sua colagem, você pode usar texturas diferentes dependendo do seu projeto.

Por exemplo, se ele for rústico, você pode usar uma textura de madeira. Se for mais delicado, tente usar tecidos leves, como véus e seda… E por aí vai.

Tipografia

A tipografia faz com que prendamos os olhares e com uma simples fonte, pode ter um grande impacto. Claro, que não é necessário escrever muito, mas algumas frases soltas fazem que fique bem mais claro entender novamente, qual é seu objetivo a ser passado.

Cores

Uma das coisas mais importantes do Moodboard é a paleta de cores. A combinação certa faz com que transmita a mensagem e os sentimentos que a sua colagem quer passar.

Existem muitas maneiras de combinar as cores, mas tenha em mente que o estilo da sua colagem deve estar conectado aos elementos que representam e compõem a identidade visual do projeto e que esteja condizente com a personalidade do seu público-alvo. Procure se apoiar em combinações harmoniosas do círculo cromático, ele pode te ajudar muito.

 

Agora você já pode arrasar nas suas produções, saindo do bloqueio criativo, e criando facilmente seus projetos. Tente não se prender muito, deixando a imaginação fluir, se arriscando, pois o MoodBoard é exatamente para isso. Você também não precisa seguir todos os passos mostrados aqui, fique livre para fazer o que quiser!

Tags : criaçãocriatividadedesignmoodboardpainel semantico
Jacqueline Menassa

The author Jacqueline Menassa

Colecionadora de figurinhas do WhatsApp e estudante de Publicidade e Propaganda nas horas vagas. Acredita que sair da zona de conforto é a chave para o desenvolvimento individual e profissional. Com isso busca usar seus conhecimentos e habilidades para trazer ajuda e apoio às outras pessoas. Viu na Creativosbr uma oportunidade para exercer seu talento artístico, já que vê seu futuro atrelado à área da criação.

Comentários no Facebook