close
Opinião

O LinkedIn como seu aliado

Fonte: Pixabay

Há alguns anos o LinkedIn deu o ar da graça na internet com a promessa de estreitar o relacionamento entre candidatos à vagas e empregadores. A ferramenta cumpriu e continua cumprindo o seu papel com eficiência, embora nem todos saibam aproveitar a rede social da maneira correta. A assinatura do Premium, que dá direito a contatar 5 pessoas via mensagem privada e ficar em destaque na visibilidade da procura de headhunters, custa aproximadamente R$ 50 por mês e tem seus benefícios, desde que você os aproveite, claro.

Eu, particularmente, já fui assinante do Premium por alguns meses e desfrutei bem dos benefícios. Como plataforma de vagas eu acredito que a ferramenta tenha suas deficiências, até porque, na maioria dos casos, as vagas são direcionadas para sites terceiros, muitas vezes pagos, o que dificulta a inscrição na vaga. Todavia, sempre usei o LinkedIn como um complemento na busca de empregos. Por exemplo: eu encontrava uma vaga na empresa X em anúncio no Facebook, procurava o responsável da área ou do RH no LinkedIn e entrava em contato com ele falando a respeito da vaga. Dessa forma, eu usava um dos meus créditos, e ficava mais visível na hora de participar do processo seletivo. Se você receber uma resposta do responsável, o crédito é devolvido a você.

Vale lembrar que o LinkedIn é uma ferramenta profissional, não cabendo às pessoas usar a rede social para fazer amizades e postar conteúdo inútil. Tudo o que você faz ali pode ser visto por inúmeras pessoas que atuam na sua área de interesse. Logo, evite colocar como imagem de perfil uma foto na balada, com uma bebida na mão, sem camisa, de óculos escuros entre outros acessórios inapropriados. Lembre-se que a ferramenta tem cunho totalmente profissional e você pode estar sendo visto por alguém que trabalha naquela empresa que você sempre sonhou.

O LinkedIn, novamente frisando, é uma excelente ferramenta para colocar você próximo aos empregadores. Diariamente, inúmeras pessoas são contratadas pelo LinkedIn, e ter um perfil completo e bem elaborado o coloca um passo a frente dos outros. Se você ainda não tem um perfil, já passou da hora de fazê-lo. Se ainda não assinou o Premium, vale experimentar (eles oferecem um plano free de um mês), desde que você utilize a ferramenta da maneira correta.

Boa sorte na busca por uma nova oportunidade.

Tags : creativos brempregoferramentalinkedinrede social
Guilherme Crespo

The author Guilherme Crespo

Publicitário com pós-graduação em Gestão de Negócios em Marketing pela ESPM, fez sua carreira como Redator com passagens pelo Groupon Brasil, All Set, AT2D e V20, atendendo Nestlé, AIG Seguros, The Fifties, MetroFit, A&E, Siemens, GE e Michelin. Em 2019 foi indicado ao Prêmio amigos do Mercado na categoria Criação, onde conquistou o 2° lugar. É sócio-fundador e Diretor de Criação da agência Creativosbr.

Comentários no Facebook