close
Digital

O que a nova atualização da Apple tem a ver com os anúncios segmentados?

Fonte: Apple

A Apple lançou mais uma atualização para o iOS no último 30/04. Dentre todos os incrementos, as principais novidades que chegaram nesse upgrade foram:

• desbloqueio dos aparelhos por Face ID, mesmo usando máscara;
• recursos implementados nos mapas para trazer informações sobre radares e acidentes;
• atualização na assistente Siri: agora é possível escolher entre a voz feminina que já é utilizada atualmente ou uma voz masculina;
• chamadas em grupo via FaceTime;
• 200 novos emojis;
• Prevenção de rastreamento do usuário.

E chegamos ao ponto! Esse último item é o que está fazendo mais barulho para a publicidade porque algo que, até então o usuário não tinha poder de escolha, agora ele passa a ter: ele pode autorizar ou não o compartilhamento de informações com outros aplicativos que tenham a finalidade da exibição de anúncios de propagandas segmentadas, de acordo com o comportamento do usuário.

De acordo com uma pesquisa do Flurry – uma empresa de análise do uso de aplicativos – 88% dos usuários de iOS não permitiram que aplicativos rastreiem seus hábitos comportamentais, possibilitando assim, a aparição de anúncios baseados em seu comportamento. Apenas 21% dos usuários de iOS deram o opt in positivo para o compartilhamento de dados.

É importante lembrar que o usuário não vai deixar de receber anúncios, mas sim esses anúncios não serão mais rastreados de acordo com seus interesses e comportamentos.

Em uma época em que a Lei Geral de Proteção de Dados acaba de entrar em vigor, e vem tomando uma grande força, a Apple acaba usando isso estrategicamente para agregar mais um valor aos seus produtos saindo na frente de seus concorrentes.

Tags : anúnciosappleatualizaçãoiosLGPD
Ingrid Bossert

The author Ingrid Bossert

Comunicadora desde que aprendeu a falar! Publicitária por amor e por formação (Faculdades Integradas Rio Branco Dez/17), bastante curiosa e não se conforma em ficar por muito tempo na zona de conforto, sempre busca por novos desafios. Atua como analista de Marketing na Kroton, possui experiência com planejamento de OOH e está sempre em busca de aprender mais.

Comentários no Facebook