close
Marketing

O que é Marketing de oportunidade?

https://www.infomoney.com.br/mercados/mcdonalds-lanca-combo-sundae-junior-em-meio-a-guerra-de-marketing/

Afinal, quem foi que inventou a famosa expressão “tempo é dinheiro”? De acordo com o Guia dos Curiosos, a expressão foi criada pelo físico Benjamin Franklin (1706-1790) depois de ler inúmeras obras do filósofo grego, Teofrasto (372-288 a.C). O pensador escrevia, em média, um livro a cada dois meses, por isso concluiu que “tempo custa muito caro”. Imagine só que nessa época a precificação dos serviços já era determinada em consequência do período trabalhado. Tempo e dinheiro, realmente, sempre andaram juntos.  

Ao aplicar esse conceito nos dias de hoje, as marcas são praticamente obrigadas a  trabalhar com o famoso time (referência a palavra “tempo” em inglês). Time para prazos, time de entregas, time de almoço, time pra fumar, time, time.. O tempo se tornou um elemento poderoso e determinante, não apenas na jornada de trabalho, mas também na produção e planejamento das empresas. 

O marketing de oportunidade se caracteriza por uma “simples” atitude: usar o tempo a seu favor. O grande truque está na espontaneidade. É normal utilizar-se de datas comemorativas, um momento social ou algum acontecimento marcante, para impulsionar e aumentar o awareness do produto, serviço etc. 

Não é apenas criar uma propaganda com o assunto do momento, o grande diferencial do marketing de oportunidade está na aproximação e sintonia com o público. Ou seja, é necessário que a marca utilize a linguagem, brincadeiras e comportamento do seu próprio segmento. Além disso, é importante sempre manter uma interação constante, seja com publicações, comentários e/ou atendimento personalizado. Mas, atenção! Há alguns temas que são difíceis de serem trabalhados, como polêmicas, que podem gerar confrontos e discussões entre diferentes pontos de vista, além manchar a reputação da marca.

Quer dar uma olhada em alguns exemplos de marketing de oportunidade? 

Quem lembra quando a dupla Sandy & Junior voltou com tudo, depois de vários anos separados, para fazer uma turnê? Os ingressos esgotaram rapidamente e muita gente ficou de fora desse momento nostálgico. O McDonald’s aproveitou esse momento e lançou o combo “Sundae & Junior”, que consistia em um lanche e um sorvete. A ação foi publicada nas redes sociais da marca, em algumas mídias OOH e foi um sucesso.

 

Fonte: InfoMoney

 

E o caso da Verônica, que alugou o Airbnb pro Felipe. Vocês estão sabendo? O iFood, Halls e Blowtex ficaram sabendo e já aproveitaram o assunto para conversar com seu público.

 

Fonte: Twitter

 

Mas, nem sempre a marca consegue abordar assuntos da melhor maneira possível e acabam prejudicando sua imagem ao serem associadas com empresas oportunistas. 

Em 2016, uma escola de natação do Rio Grande do Sul utilizou-se de uma fatalidade para divulgar seus serviços. Como cita a matéria da Exame, a imagem utilizada foi de um menino sírio – morto na Turquia, em 2015, após o barco em que estava com a sua família naufragar – para conscientizar as pessoas sobre como é importante introduzir a natação na vida de uma criança. Não precisa nem falar que essa propaganda foi repudiada pelo público, né? 

Fonte: Exame

Apelar para mentiras e desrespeito 

O Marketing e a Publicidade estão repletos de gafes polêmicas, muitas delas evitáveis com um simples trabalho de pesquisa e revisão. Entretanto, se há algo que realmente é capaz de manchar a reputação da sua marca são as mentiras e o desrespeito. Análise, portanto, o impacto da sua comunicação em diferentes esferas da sociedade e certifique-se de que seu conteúdo contempla a diversidade, as concepções e os valores de diferentes grupos da sociedade. Quanto às campanhas dirigidas à concorrência, todos esses cuidados também devem ser tomados e, de forma alguma, uma empresa deve recorrer a mentiras e boatos. Expor outras marcas em suas campanhas sem autorização é crime, e diante de tais circunstâncias, as penalidades podem ser ainda maiores.

 

Tags : guerrilhamarketingMarketing de oportunidadeOportunismopublicidade
Beatriz Guerra

The author Beatriz Guerra

Ex-futura cineasta, Beatriz Guerra é formada em Comunicação Social, mais especificamente em Publicidade e Propaganda pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, e é apaixonada por audiovisual, adora conhecer novas culturas e aprender com os desafios do dia a dia. Ariana nata (com ascendente em gêmeos), nas horas vagas é produtora de velas e viciaaaaada em TikTok.

Comentários no Facebook