close
Conteúdo

Observatório de Propaganda Eleitoral é criado por estudantes e analisa técnicas de persuasão de Presidenciáveis

Equipe Observatório de Propaganda Eleitoral

Os estudantes observam desde o início da campanha eleitoral, doze critérios baseados em técnicas de Propaganda

 

Alunos do segundo semestre matutino do curso de Publicidade e Propaganda da FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) estão bem atentos ao comportamento dos Presidenciáveis 2018, nessa campanha eleitoral.

Orientados pelo professor e coordenador do curso, Prof. Filipe Crespo, os alunos desenvolveram o Observatório de Propaganda Eleitoral e desde o dia 07 de Agosto, observam atentamente 12 critérios técnicos de propaganda dos candidatos que concorrem ao Palácio do Planalto. Entre os pilares observados pelos alunos estão pontos, como: discurso e linguagem; material de campanha; atuação em redes sociais; apresentação pessoal; entre outras.

O estudo que é apartidário, tem por objetivo trabalhar de forma prática e atual, as mais variadas técnicas de Propaganda. “Muitas vezes, dentro do curso, o foco se dá em Publicidade. Com esse estudo idealizado pelos estudantes, a oportunidade que temos de tratar Propaganda de forma prática, é imensa”, diz o professor Filipe Crespo.

Outro ponto importante a ser destacado é que o Observatório de Propaganda Eleitoral não tem o intuito de ditar regras ou apontar erros na técnicas de persuasão dos candidatos à Presidência. A ideia é apenas observar os fatos e a partir disso relacionar o conteúdo com as tradicionais técnicas de persuasão trabalhadas em Propaganda.

O estudo que se dará durante as cinco semanas de campanha eleitoral e parece ser inédito no ambiente universitário, resultará em um infográfico que trará os dados mais importantes observados pelos estudantes e também em um painel para ser discutido e tratado com um número maior de estudantes.

Fazem parte do estudo, os estudantes: Gabriela Gouveia Barbosa, Julia Oliveira, Mateus Cardoso Ferraz, Murilo Teófilo Leite, Raquel Rocha Vieira  e Rhayna Lebrão Augusto.

 

 

Filipe Crespo

O autor Filipe Crespo

Publicitário e Professor Universitário. Diretor de Mídia e Professor titular de Mídia e Planejamento de Mídia da FECAP e da FAAP. Formado pela Univ. Católica de Santos e mestre pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Trabalhou com grandes anunciantes em agências como: W/McCann, JWT, África, Ogilvy, Y&R e Lowe. É Diretor Geral de Mídia da aktuellmix. Fundador e mantenedor do creativosbr.

Comentários no Facebook