close
Opinião

`Plugcitários no Ar´ dá atenção aos jovens, infelizmente esquecidos pelo mercado

No último Sábado tive o prazer de participar, a convite de seu organizador, do Plugcitários no Ar – edição São Paulo.

O evento que ocorreu no auditório principal do Teatro Anhembi Morumbi contou com a presença de 700 jovens profissionais e estudantes que buscam conhecimento e relacionamento com o mercado, afim de terem boas oportunidades de trabalho.

Minha participação se deu pela manhã, onde juntamente com mais três grandes profissionais de mídia foram debatidas questões voltadas a nossa área de atuação.

Num formato de TED, bastante dinâmico e agradável, muitas outras questões sobre as mais variadas áreas de nossa profissão foram debatidas em alto nível.

Os convidados ali presentes observavam com atenção a cada fala, anotavam as principais falas e perguntaram tudo oque queriam aos que ali discursavam.

Muitos de meus ex-alunos estavam lá, assim como estudantes de todo o lugar do Brasil, que parcelaram suas viagens, afim de absorverem o máximo de conteúdo possível.

Tinha gente de Recife, de Porto Velho, Belo Horizonte e também de Florianópolis.

Porém, eventos como esse, voltados especificamente ao jovem profissional, são raros em nossa profissão.

O mercado não está preocupado com a formação dos futuros profissionais de nossa profissão. O abismo existente entre mercado e academia, que sempre disse aqui existir, impressionantemente não diminui. O mercado não tem interesse em se aproximar da academia. São coisas completamente diferentes.

A academia tenta a aproximação e o mercado de forma geral, fecha as portas como quem fecha as portas para um intruso ou incompetente. Absurdo!

Os tradicionais eventos que existem em nosso mercado, dentro de enormes salões de luxuosos hotéis são focados nos grandes executivos, com vida profissional já ganha e que utilizam os eventos muito mais para pulverizarem entre os amigos suas conquistas, do que aprenderem alguma coisa.

Chega de eventos focados para os “senhores vencedores” do mercado. Chega de eventos com taxas de inscrições completamente fora da realidade e da possibilidade de quem realmente precisaria compartilhar experiência e buscar aprendizado.

Chega de premiações e eventos fodásticos onde não se presta atenção no que é dito, mas sim no que é contado pelo outro engravatado. Vamos focar em ensinamentos, troca de experiências, visando um futuro ainda mais qualificado para nossa profissão.

Por isso, parabenizo aqui, todos do Plugcitários, e em especial o Erickson, jovem empreendedor e dotado de inteligência ímpar, que veio de longe para mostrar aos paulistanos que existe um pessoalzinho interessado demais em Publicidade mais que é muito esquecido por nós, os “feras” do “eixo Rio São Paulo”.

Vamos fazer eventos para quem tem interesse em aprender e não simplesmente aproveitar da ocasião para contar vantagem.

Parabéns ao Erickson Monteiro, sua equipe, aos palestrantes que ali estiveram e principalmente aos mais de 700 profissionais que numa manhã de Sábado optaram por aprender e ensinar, o que o mercado parece que esqueceu de fazer.

Boa noite.

Tags : agênciablogblog do crespocrespodadedoericksoneventomarcamarketingmídiano arpalestraplugcitariosprofissionalpublicidadeteatro
Filipe Crespo

The author Filipe Crespo

Publicitário formado e Mestre em Administração com ênfase em Finanças. Profissional de mídia certificado pelo Grupo de Mídia de São Paulo construiu carreira em agências como Ogilvy, Africa, Y&R, JWT, W/McCann e Lowe, atendendo clientes como: P&G, Unilever, BRFoods, LG, Bradesco e Mastercard. Atualmente é Sócio Diretor do Creativosbr e Consultor de Mídia do McDonalds no Brasil. É idealizador do Amigos do Mercado. É também professor de Planejamento de Mídia na FECAP, na FAAP e no MBA do Mackenzie.

Comentários no Facebook