close
Digital

Propaganda Eleitoral na Internet

Desde a última Sexta-Feira, dia 06, está permitida a propaganda política de candidatos aos cargos de vereador e prefeito nas eleições deste ano.

O espaço destinado aos partidos em Rádio e Televisão tem início somente no dia 21 de Agosto, mas desde já os candidatos podem fazer o uso de carros de som, adesivos, comícios, etc.

Com tudo isso, fica a pergunta: "O que realmente pode de propaganda política na internet?"

O Blog do Crespo vai tentar aqui explicar.

A propaganda política está sim liberada na internet. Porém deve seguir algumas regras.

Esse contato com o eleitor deverá ser feito através do site do candidato, partido ou coligação desde que estejam em endereços eletrônicos informados à Justiça Eleitoral e que sejam hospedados no Brasil.

Propaganda paga não está permitida na internet para essas eleições.

Por outro lado, está liberado o uso de mensagens instantâneas, blogs e redes sociais.

Já viram a bagunça que isso vai dar, né?

Sobre esse último ponto "redes sociais" sugiro que sejamos todos fiscais dos candidatos.

Digo isso, porque embora o uso das redes esteja liberado, o eleitor de um modo geral, não deseja de forma alguma ser surrado com mensagens políticas em suas time-lines daqui até Outubro.

Se eu quiser saber mais do meu candidato, irei seguí-lo no Twitter ou manterei contato através de sua fanpage.

Mas penso que não é justo que perfis pessoais das redes socias sirvam como veículos de comunicação para mensagens políticas próprias ou de terceiros.

Políticos que estão apostando nessa possibilidade do mal, serão automaticamente eliminados das listas de milhões de pessoas em todo o Brasil.

E não é um achismo de minha parte. Essa semana, muita gente já manifestou o desejo de não ver propaganda política na rede.

Se você gosta de seu candidatro, converse com ele e o oriente a não fazer isso. Aliás, isso pode sim fazer a diferença, principalmente em cidades pequenas.

No meu caso, já tenho escolhido meus candidatos tanto à vereador e à prefeito. São amigos e pessoas com quem trabalhei junto, anos atrás.

Ambos estão presentes na rede, mas sabem da minha opinião e o que penso caso utilizem a rede de maneira inadequada.

Se por um acaso, invadirem a minha privacidade nesse sentido, serão limados por mim. Eles sabem disso!

Aliás, enviarei esse post à eles.

Vamos ficar a tento a todo e qualquer abuso que tenha de propaganda política nas redes sociais.

Boa semana a todos.

Tags : blogblog do crespocandidatoseleitoralfacebookfilipe crespointernetjustiçamensagemmídiapolíticaprefeitopropagandapublicidadeqo eu poderedes sociaisuso
Filipe Crespo

The author Filipe Crespo

Publicitário formado e Mestre em Administração com ênfase em Finanças. Profissional de mídia certificado pelo Grupo de Mídia de São Paulo construiu carreira em agências como Ogilvy, Africa, Y&R, JWT, W/McCann e Lowe, atendendo clientes como: P&G, Unilever, BRFoods, LG, Bradesco e Mastercard. Atualmente é Sócio Diretor do Creativosbr e Consultor de Mídia do McDonalds no Brasil. É idealizador do Amigos do Mercado. É também professor de Planejamento de Mídia na FECAP, na FAAP e no MBA do Mackenzie.

Comentários no Facebook