close
Publicidade

Psicologia das fontes e o seu poder no mercado

pexels

Você já parou para pensar em como uma marca te faz sentir apenas por ver seu logo?

 

A psicologia das fontes é o estudo dos tipos de tipografia e em como diferentes fontes impactam os leitores psicologicamente, emocionalmente e até comportamentalmente através do subconsciente. Nesse post, iremos te mostrar o uso de alguns estilos tipográficos e como marcas as utilizam para mostrar para os clientes sua personalidade rapidamente.

 

Fontes serifadas

Essas fontes são as mais tradicionais e uma das mais usadas. São associadas com algo mais tradicional e ao mesmo tempo são modernas. Acabam sendo mais legíveis em papel impresso, pois guiam o olhar do leitor.

  • Em marcas, é associada com confiança, respeito e formalidade.

Exemplos de logotipos que utilizam a serifa:

Sans Serif (sem serifa)

São fontes modernas que engajam. São usadas por marcas que querem demonstrar simplicidade e objetividade. Na maioria das vezes, são associadas com tecnologia e inovação. São mais legíveis em telas e são mais versáteis que as serifadas.

  • Em marcas, são associadas com confiança, modernidade e minimalismo.

 

 

 

Fontes manuscritas ou Script fonts

São a escolha perfeita para algo mais elaborado e delicado, fazendo com que o texto fique mais detalhado e chique. Também usados em convites, pelo fato de que acabam sendo algo mais humano e natural.

  • Em marcas, associada com elegância, criatividade e felicidade.

 

 

 

Display e fontes decorativas

São uma das fontes mais versáteis, pois podem se transformar em basicamente qualquer coisa. Usualmente são uma escolha popular visando o seu grande impacto na personalidade de qualquer marca, sendo fáceis para diferenciá-las através de um logo.

  • Em marcas, associada com diversão, originalidade e personalidade.

 

 

 

 

Lembrando que essas dicas não servem apenas para os logos, mas também para as plataformas onde sua marca estará (tipografia do site ou dos posts nas redes sociais, por exemplo).

Para aplicar personalidade a sua marca, primeiro tenha em mente o que ela acredita e o que ela quer passar ao público. Depois, veja nessa matéria qual fonte acaba combinando mais. Então, é só fazer as modificações necessárias e pronto.

Percebemos que todos esses logos são bastante originais, e transmitem sentimentos diferentes. O que faz sua marca se destacar de muitas outras? Esperamos que essa matéria tenha ajudado e te inspirado!

Fonte: divulgação

Tags : fontespsicologiapublicidadeserifatipografia
Jacqueline Menassa

The author Jacqueline Menassa

Colecionadora de figurinhas do WhatsApp e estudante de Publicidade e Propaganda nas horas vagas. Acredita que sair da zona de conforto é a chave para o desenvolvimento individual e profissional. Com isso busca usar seus conhecimentos e habilidades para trazer ajuda e apoio às outras pessoas. Viu na Creativosbr uma oportunidade para exercer seu talento artístico, já que vê seu futuro atrelado à área da criação.

Comentários no Facebook