close
Opinião

Publicidade para ganhar prêmio!

O mercado publicitário brasileiro sempre foi formado por dois tipos de agências: as que tem como meta atingir os objetivos do cliente e as que tem como meta, ganhar prêmios de publicidade.

Aliás, por conta dessa busca "maluca" por qualquer um dos caminhos acima citados, as agências ficaram rotuladas.

É comum dizer no mercado que a agência tal é boa em estratégia. Já a agência tal tal é boa nas ideias e tem uma veia voltada pra conquista de prêmios.

Não preciso citar nomes, mas o mercado inteiro sabe quem são as agências que buscam atingir objetivos dos clientes e quais buscam prêmios.

Eu, particularmente, sempre simpatizei com agências que pensam em boas estratégias para que os clientes possam atingir seus objetivos de marketing, comunicação e mídia.

Até porque, no meu ponto de vista, se esses três objetivos forem alcançados, prêmios são consequência.

Buscar resultados para conquistas prêmios, ou buscar prêmiso para buscar resultados?

É aquele lance da Tostines, sabe?

Não sou contra prêmio, muito pelo contrário, quero ganhar todos que eu puder, mas acho que isso não pode ser o objetivo.

Estnaos inclusive, esparando o resultado de Prêmio de Mídia Estadão, que deve sair nos próximos dias.

Acontece, que de um tempo para cá, as agências começaram a perceber, que ganhar prêmios é uma forma de trazer novos clientes.

E mais: que clientes também gostam de prêmios!!!

Aí ficam algumas perguntas:

1) Será que o caminho é mesmo esse?

2) Será que esse método não pode deixar a publicidade de resultados para segundo plano, por conta de uma publicidade de impacto?

Estava pensando nisso!!!

 

Tags : 2010agênciablogblog do crespobrasilcampanhacannesclientefestivalfilipe crespomarketingmídiaobjetivo de comunicaçãoobjetivo de mercadoobjetivo de mídiaprêmiopropagandapublicidaderesultados
Filipe Crespo

The author Filipe Crespo

Publicitário formado e Mestre em Administração com ênfase em Finanças. Profissional de mídia certificado pelo Grupo de Mídia de São Paulo construiu carreira em agências como Ogilvy, Africa, Y&R, JWT, W/McCann e Lowe, atendendo clientes como: P&G, Unilever, BRFoods, LG, Bradesco e Mastercard. Atualmente é Sócio Diretor do Creativosbr e Consultor de Mídia do McDonalds no Brasil. É idealizador do Amigos do Mercado. É também professor de Planejamento de Mídia na FECAP, na FAAP e no MBA do Mackenzie.

Comentários no Facebook