close
CREATIVOS BR – BLOG DO CRESPO – MARKETING – QUER NAMORAR COMIGO
Fonte: Santo Papo

Hoje é dia! Dia dos namorados celebrarem a relação, o amor. É dia de buscar aquela inspiração “shakespeariana” e homenagear a(o) gata(o). Vale ressaltar que quanto mais criatividade tiver, mais impressionante será. E o que temos pra hoje além de jantares românticos e trocas de presentes é um panorama do que este dia representa para o mercado.

Há indícios de que no Brasil essa data tenha surgido em São Paulo, em meados de 1949. Mas por que 12 de junho, se países como Inglaterra e Estados Unidos já comemoravam o Dia dos Namorados ou Valentine’s Day em 14 de fevereiro?

Reza a lenda que esta definição foi fruto de ação de marketing com objetivo de alavancar as vendas no mês de junho. O briefing foi da loja Clipper. João Dória (pai do atual prefeito de São Paulo), foi quem criou o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”. Inspirada no Santo Casamenteiro, marcando as vésperas do dia de Santo Antônio, a ideia trouxe o prêmio de Agência do Ano para Standard Propaganda. Segundo o portal Exame, a data de hoje é tida como a terceira data mais importante para o comércio no brasil.

De acordo com estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa é que o Dia dos Namorados movimente cerca de R$ 1,65 bilhão (projeção de crescimento de 2,5%) no comércio brasileiro, representando um pequeno sinal de recuperação da economia. Para concretizar tal número, algumas empresas utilizam a propaganda como ferramenta para alcançar seus objetivos de marketing.

É notável que as marcas venham apostando em diversidade e aproximação do público. Veja alguns exemplos.

A GOL trouxe casos reais de namoros a distância.

A Cavaleira homenageou casais com a campanha #AmorSemLimites.

Pluraridade foi a proposta da C&A.

E aí, qual campanha de Dia dos Namorados chamou mais sua atenção?

Tags : Dia do namoradosjoão doriamarketingValentine's Day
Itamar Peixoto

O autor Itamar Peixoto

Publicitário e bebedor de café. Formado pela PUC-GO. Diretor da Ativamente Comunicação, em Goiânia. Experiência adquirida por atuações em departamentos de marketing, agências de publicidade e seriados do Netflix. Para seus clientes, atua em mídia e planejamento. Acredita que a qualidade da comunicação se dá pela essência do trabalho. Conteudista do creativosbr.

Comentários no Facebook