close
Mídia

Saber cada vez menos de mídia? Como assim?

Fazia tempo que não entrava em uma sala de aula, no papel de aluno.

Mas ontem, 8 anos depois, voltei ao Grupo de Mídia de São Paulo, para mais um curso.

Desta vez, o curso é o Avançado de Mídia, curso este que já fiz em um passado um pouco distante, mas que resolvi refazer por conta do novo formato, separado por módulos, com outros profissionais e num momento de mercado bem diferente do que anteriormente. 

O primeiro módulo, está sendo o "Digital", que termina, ainda nessa semana.

O professor da vez, foi o Igor Puga, da ID/TBWA. Já tive aula com ele anteriormente e seu jeito "pessimista" de ser, continua o mesmo e até o torna cômido, em determinados momentos.

Levantou questões interessantes da rotina de um profissional de mídia on e citou algumas experiências próprias. Por vezes, surgiram contradições em sua fala.

O que mais me chamou a atenção, foi sem dúvida nenhuma, a seguinte frase dita pelo profissional: "O bom profissional de mídia é aquele que sabe cada vez menos de mídia e mais das outras disciplinas."

Saber cada vez menos de mídia? Como assim?

O que estávamos fazendo ali então, naquela sala? Creio que buscando conhecimento de mídia, não?

Concordo que saber mais das outras disciplinas, não só da comunicação, e sim de cultura, artes, moda, etc, torna-se uma obrigação ao profissional de mídia.

Porém, dizer que esse cara deve saber cada vez menos de mídia é algo no mínimo, estúpido.

Saber cada vez mais de mídia, ser técnico, estrategista, tático vai fazer do profissional de mídia um cara ainda mais maduro, completo e focado no negócio do cliente.

Não há máquina, sistema ou seja lá o que for, que substitua um bom profissional de mídia, que tenha feeling, experiência, sabedoria.

Na minha ainda pequena carreira, em agências, conheci profissionais de mídia que fazem a diferença, junto ao cliente. São caras bons e que me espelho neles.

Dizer que um profissional de mídia deve saber cada vez menos de mídia é um absudo sem tamanho. Ainda mais no dia em que pego meu Certificado da Prova do Grupo de Mídia.

Calma lá, Igor!

Boa Quarta-Feira a todos!

Tags : blogblog do crespocurso avançadofilipe crespogrupo de mídiaigor pugamídiamídia digitalonpropagandapublicidadesão paulotbwa
Filipe Crespo

The author Filipe Crespo

Publicitário formado e Mestre em Administração com ênfase em Finanças. Profissional de mídia certificado pelo Grupo de Mídia de São Paulo construiu carreira em agências como Ogilvy, Africa, Y&R, JWT, W/McCann e Lowe, atendendo clientes como: P&G, Unilever, BRFoods, LG, Bradesco e Mastercard. Atualmente é Sócio Diretor do Creativosbr e Consultor de Mídia do McDonalds no Brasil. É idealizador do Amigos do Mercado. É também professor de Planejamento de Mídia na FECAP, na FAAP e no MBA do Mackenzie.

Comentários no Facebook