close
MarketingPublicidade

Santander e Decolar em um caso de infidelidade

Um casamento de sucesso a base da infidelidade. Pois é, o banco Santander e a marca de viagens Decolar se juntaram para criar um programa de “Infidelidade”, apesar do nome a campanha não tem muito mistério ou segredo, pois se trata de uma campanha de CRM (Customer Relationship Management), ou simplesmente relacionamento com o consumidor, porém a criatividade e a abordagem é que se destaca em meio a outras campanhas. 

O motivo pelo qual as empresas investem tanto dinheiro em campanhas de relacionamento é o mesmo pelo qual os clientes fiéis são tão importantes para as marcas, tendo como foco a rentabilidade.

Um artigo chamado “Zero defection: quality comes to services” escrito por Frederick Reichheld e W Earl Sasser Jr. publicado na Harverd Business Review, foi considerado o estudo seminal de marketing de relacionamento (estudo que impulsiona a disciplina e abra caminhos para que ela se desenvolva, ou seja, se não fosse esse estudo a área de relacionamento com o cliente não seria o que é hoje).

Esse foi o primeiro artigo que mostrou como investir em marketing de relacionamento e técnicas que desenvolvam a fidelidade e a lealdade do cliente, trazem ganhos consideráveis ao longo do tempo.

Um estudo com centenas de empresas, possibilitou observar que elas estavam tendo resultados a partir de técnicas de relacionamento em CRM ao longo do tempo e chegou-se à conclusão de que esses resultados estavam delineados em torno de 5 tipos de comportamentos que clientes dos quais as empresas estimulavam, passavam a gerar maior rentabilidade para elas.

Quando olhamos a rentabilidade das empresas elas podem ser descrita através dos 5 tipos de lucro diferentes que são desenvolvidos ao longo do tempo aplicado pelo CRM nas empresas.

  • Lucro base
  • Lucro gerado por aumento de uso
  • Lucro gerado por redução de custos operacionais
  • Lucros gerados por indicações
  • Lucros gerados por preços mais elevados

Segundo a Associação das empresas de mercado de fidelização, o cartão de crédito é a principal forma utilizada pela sociedade brasileira de acumular milhas de viagens. E por isso a campanha de “infidelidade” se torna tão plausível, pois quanto mais o cliente usar o cartão, mais milhas terá para utilizar em qualquer companhia aérea e serviços oferecidos pelo site da Decolar. Para obter os benefícios, basta se cadastrar no programa de passaporte Decolar, solicita o cartão da bandeira visa do tipo gold, platinum ou infinite e acumula pontos, os pontos acumulados no cartão são creditados e estão prontos para serem utilizados, o objetivo é que o cliente não fique preso a uma só relação.

Ah, quase me esqueci, a campanha é estrelada por nada mais, nada menos do que Fábio Jr. bom, a escolha você já sabe porque não é?!

Tags : #campanhadefidelização#decolar#milharcartãosantander
Pabllo Stanlley

The author Pabllo Stanlley

Publicitário, formado pela Estácio CEUT-PI e MBA em Gestão de Marketing na ESPM-SP, certificado pelo Grupo de Mídia. Trabalhou em agências atuando no departamento de Mídia, gerenciando as contas do Governo do Piauí e outros clientes do mercado. Fez parte do time da afiliada da TV Globo como Analista de Planejamento, desenvolvendo projetos comerciais voltados para as necessidades do mercado aproximando os anunciantes ao veículo de comunicação. Atuou no mercado de saúde como coordenador de marketing do plano Unimed – PI.

Comentários no Facebook