Quem diria.
Como todos sabem, com a Lei Cidade Limpa, que entrou em vigor no dia 1 de Janeiro de 2007, a veiculação de publicidade em mídia exterior ficou proibida em São Paulo.
Com isso, muitos anunciantes, tiveram que migrar suas verbas, (até então destinadas para a mídia exterior) para outros meios de comunicação. Quem saiu ganhando bastante com isso aqui em São Paulo, foi a mídia indoor.
Porém, por algum motivo que prefiro não saber qual, o prefeito Kassab, voltou atrás, na semana passada e decidiu regulamentar parte da publicidade em mídia exterior.
Segundo o Decreto n° 50.737, de 15 de Julho de 2009, fica liberada a publicidade nos 1.000 relógios de rua existentes na cidade de São Paulo.
Além disso, também fica permitida a publicidade em 8.000 abrigos de ônibus no município.
A licitação para exploração publicitária nos relógios será divulgada no Diário Oficial ainda nesta semana. Já para os abrigos, a licitação deverá ser publicada no mês que vem.
Que pressa, hein Kassab!!!
A licitação prevê que os relógios tragam informações sobre trânsito, pontos de alagamentos e possuam câmeras de segurança.
As empresas vencedoras poderão explorar a publicidade em regime de concessão por 16 anos no caso dos relógios e 20 anos no caso dos abrigos.
Atualmente, a empresa Publicrono é quem detém os direitos para comercialização dos relógios de rua. A empresa teve o contrato vencido em 2007, e já foi prorrogado por duas vezes.
Ué, então não podia, mas, como tinha um contrato com a Prefeitura, comercializava espaço nos relógios?
A Publicrono cuida atualmente de 330 relógios, pagando R$ 700,00 por mês para cada unidade para a Prefeitura. (com ou sem anunciante).