close
Marketing

The Sims e a cultura da convergência: o uso da transmídia em #SimsSessions

https://unsplash.com/photos/Mf23RF8xArY

Calma, eu sei que esse título parece tema de monografia de qualquer faculdade de comunicação. Mas o conceito é super simples e tenho certeza que você já presenciou uma ação de transmídia, só ainda não sabia o nome. Vamos por partes!

Transmídia, nada mais é, que uma maneira eficaz de contar histórias. O termo representa a estratégia de utilizar-se de diversas plataformas para criar um universo narrativo, aproveitando as particularidades de cada uma, para enriquecer o conteúdo. É utilizada, principalmente, pela área de Marketing e criação, que criam diversos conteúdos que se complementam por meio dessa estratégia. O grande objetivo é oferecer uma experiência única e interativa, fazendo com que o consumidor se sinta parte da história.

O conceito foi oficialmente discutido em 1991, pelo professor Marsha Kinder, da University of Southern Califórnia. Nos anos 2000, depois de mais alguns estudos sobre o tema, o pesquisador Henry Jenkins, publicou o livro “Cultura da Convergência”, no qual traduz a transmídia como um fenômeno dentro da convergência de mídias na qual vivemos: “fluxo de conteúdos por múltiplas plataformas de mídia, à cooperação entre múltiplos mercados midiáticos e ao comportamento migratório dos públicos dos meios de comunicação”.

Pronto! Agora podemos chegar no assunto do título. Em meio a essas informações sobre estratégias de conteúdo, o jogo The Sims, que teve sua primeira edição lançada em 2000, finalmente aderiu a uma abordagem diferente – e mais interativa – de conteúdo. A série de jogos, criada pelo designer de jogos Will Wright e produzida pela Maxis, é simulação de vida real na qual o jogador cria pessoas virtuais chamadas “Sims” e administra suas necessidades, humores e desejos.

Desde seu lançamento, The Sims não mudou muito as possibilidades de interação para o jogador. Lançou novas expansões, melhorou bugs do jogo, mas nunca investiu muito em criar algo diferencial para a interação do Simmer. Até agora. 

O Festival Musical, chamado Sims Sessions, inédito no jogo, traz artistas renomados para cantar e tocar para os seus Sims, dentro do jogo. Os Simmers poderão mergulhar em uma experiência de festival musical imersiva em The Sims 4, apresentando performances em Simlish (idioma oficial do The Sims) de Bebe Rexha, duas vezes indicada ao prêmio Grammy, Dave Bayley, vocalista principal da banda Glass Animals, e da cantora, compositora e produtora Joy Oladokun.

É a primeira vez que o jogo cria algum tipo de interatividade com o mundo “real”, apesar de não serem apresentações ao vivo, ou ter qualquer tipo de conexão com a internet. Posso dizer que eu, como amante do The Sims desde sua primeira edição, fiquei muito feliz com a novidade. É legal fazer com que façamos parte da história, bem como o principal conceito de transmídia já diz.

Tags : #jogoseletronicosesportesjogos eletrônicosthe simstransmídia
Beatriz Guerra

The author Beatriz Guerra

Ex-futura cineasta, Beatriz Guerra é formada em Comunicação Social, mais especificamente em Publicidade e Propaganda pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, e é apaixonada por audiovisual, adora conhecer novas culturas e aprender com os desafios do dia a dia. Ariana nata (com ascendente em gêmeos), nas horas vagas é produtora de velas e viciaaaaada em TikTok.

Comentários no Facebook