close
Conteúdo

TikTok e o seu impacto na Indústria Musical

TikTok é uma plataforma de origem chinesa criada 2016 pela ByteDance. Somando mais de 800 milhões de usuários, traz como proposta a criação de pequenos vídeos de 15 a 60 segundos. O usuário pode gravar o vídeo e editá-lo na própria ferramenta. É possível inserir diversos efeitos, filtros, trilhas sonoras, legendas, gifs e tudo o que é necessário para expressar a criatividade.

Atualmente o que tem chamado a atenção dos internautas, é o grande impacto que a rede vem causando em empresas de pequenos empreendedores até mesmo grandes negócios. Porém, o assunto que mais se destacou é sua influência direta na indústria musical.

A rede social tem colocado diversas músicas no TOP 10 das plataformas de stream. Artistas como a Cantora Olivia Rodrigo de apenas dezessete anos, saem do anonimato para 17 semanas em #1 na Hot 100 da Billboard com Driver’s License. Ou trazendo smash hits do passado, como a música Gimme More da Britney Spears lançada em 2007. Isso tudo após viralizar como trilha sonora, Challenges ou dancinhas que todo mundo tem se arriscado a tentar.

Seguindo uma linha do tempo, músicas que eram feitas para bombar nas rádios, seguindo da MTV, Ringtones e Youtube até o início dos anos 2010, hoje são feitas para estourarem no App. Além disso, o TikTok tem influenciado muitos jovens dentre as gerações Z ou Alpha, em estilos de roupas, maquiagens, decoração e até mesmo resgatando tendências dos anos 80.

É importante estar atento ao movimento ‘TikTok Viral’, pois ele vem fazendo bastante barulho e aparentemente não vai parar por aqui.

Artistas que tiveram suas músicas ‘viralizadas’:

  • Doja Cat
  • Olivia Rodrigo
  • Kali Uchis
  • Cardi B
  • Ariana Grande
  • Megan Thee Stallion
  • Usher

https://open.spotify.com/playlist/1GOM1WKZCqlkHGdhi5HDRO?si=yewQ-XFrTMyHElTyJW2bKA

Criei uma playlist com músicas do TikTok que todo mundo ama! E claro, tem para todos os gostos. 😊

 

 

Tags : Hitsredes sociaistiktok
Dayane Souza

The author Dayane Souza

Graduanda em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, uma jovem animada, curiosa e falante que adora colocar a culpa no signo nas horas vagas (ela é de Áries). Apaixonada por natureza, arte e comunicação, não perde tempo quando o assunto é CRIAR! Um misto de seriedade e juventude cheio de paixão por se expressar.

Comentários no Facebook