close
Conteúdo

Tudo é óbvio

elephant-1170111_1920
Fonte: Pixabay

Tudo é óbvio. Quem diz isso sempre estará certo. Na verdade, a frase faz total sentido se pensarmos que o autor tem razão por ter seus motivos para provar tal argumento. Afinal, com seu ponto de vista e com razões para acreditar em um determinado assunto, por que duvidar de algo que parece tão claro, não é mesmo?

Essa pequena frase é título de um livro que ganhei de um grande amigo há alguns bons anos, e que logo de início já me chamou atenção. Como assim você já chega afirmando que tudo é óbvio sem ao menos saber meu ponto de vista? Tanto me senti provocado pela frase que dei ao título desse artigo essa mesma afirmação.

O livro tratava de diversos assuntos, mas dois pontos me chamaram a atenção de tal modo que me fizeram compor o repertório de assuntos nerds quando necessário. Um deles era sobre o efeito manada, você já ouviu falar? O efeito manada é quando um cidadão é levado por uma multidão a cometer um ato por osmose sem ao menos saber o motivo, como no caso de um linchamento. Na maioria dos casos, a maior parte das pessoas envolvidas em um linchamento está lá linchando o sujeito sem saber o porquê e se, de fato, a pessoa está errada ou não. Isso se chama efeito manada. Parece óbvio, e é!

Outro caso aconteceu na Ucrânia, se não me engano, onde havia um problema a ser resolvido de doação de órgãos. Poucas pessoas eram doadoras, e o Governo não sabia o que fazer para reverter a situação. Ora, por que não mudar as regras? Então eles decidiram que os cidadãos passariam a ser doadores de órgãos por natureza, e quem não quisesse ser doador, teria que solicitar junto ao Governo, e não o contrário, entende? Parece óbvio, e mais uma vez, é!

Aprendi com essas lições que tudo é óbvio, desde que você aprenda a olhar do ponto de vista contrário ao seu. Afinal, todo ponto de vista tem suas razões para estar certo. É o que chamamos de empatia. E na nossa profissão, ter empatia é entender o cliente, é saber o que ele pensa, é descobrir o que ele realmente precisa, sacou? No fim, tudo é óbvio. Parece óbvio, né? E é!

Tags : óbvio empatia efeito manada
Guilherme Crespo

O autor Guilherme Crespo

Publicitário com pós-graduação em Gestão de Negócios em Marketing pela ESPM, fez sua carreira como Redator com passagens pelo Groupon Brasil, All Set, AT2D e V20, atendendo Nestlé, AIG Seguros, The Fifties, MetroFit, A&E, Siemens, GE e Michelin. É sócio fundador da Creativosbr, onde dirige o time de Criação.

Comentários no Facebook