close
Digital

WhatsApp falso engana 1 milhão de usuários do Android

creativosbr – whatsapp falso engana 1 mihão no android – blogdocrespo – digital
TechMundo

Na última semana, foi lançada uma versão “fake” do WhatsApp, a qual teve mais de 1 milhão de downloads na Play Store, loja oficial do Android. Nomeado de “Uptade WhatsApp Messenger”, os criadores do golpe abusaram da semelhança entre o aplicativo falso e original para enganar até os usuários mais atentos. Um dos truques foi utilizar o nome do desenvolver de “WhatsApp Inc.”, dando credibilidade ao software.

O WhatsAppFake ainda possuía diversos anúncios para incentivar os usuários a baixarem outros softwares fraudulentos. Ao baixar o aplicativo, também era instalado um segundo, chamado WhastApp APK (uma espécie de “zip” para Android), fazendo com que o usuário utilizasse normalmente o app, sem perceber o golpe.

A farsa foi desmascarada após um usuário se manifestar no fórum on-line Reddit. Após atrair atenção indesejada, o desenvolvedor desonesto aparentemente mudou o nome infrator por conta própria e, logo em seguida, o Google retirou o aplicativo do ar.

A Forbes apontou o problema como “mais uma recente em uma longa série de incidentes em que o Google mostrou pouca gravidade na tentativa de proteger os usuários do Google Play”. Em incidentes anteriores, especialistas em segurança ou usuários desafortunados encontraram malware em aplicativos de mensagens comprometidas, em uma linha de jogos infantis populares e mesmo em versões falsas do PokemonGo.”

 

Tags : creativosbrgoogleplaywhatsappwhatsappfake
Laiana Ferrari

O autor Laiana Ferrari

Estrategista e Consultora em Mídias Sociais. Baiana, palestrante e louca por tecnologia. Estudante de Publicidade e Propaganda na UNIME. Viciada em séries, literaturas e coisas novas. “Novidades me movem”. Conteudista do creativosbr.

Comentários no Facebook