close
Publicidade

WMcCann surge e promete sacudir o mercado

O Blog do Crespo não poderia deixar passar em branco, uma das notícias mais surpreendentes do ano de 2010 no mercado publicitário.

Estou falando da fusão entre duas grandes âgências: McCann e W/.

Surpreendente em termos, pois desde o final do ano passado, já existiam negociações e ontem, dia 26 de Abril de 2010, veio a confirmação, que muitos já esperavam.

A nova empresa, que agora passa a se chamar WMcCann já nasce grande, muito provavelmente entre as 5 maiores em faturamento bruto do ano de 2010.

Mais que isso, a agência já nasce como a maior do mercado carioca.

Assim como queria Washington Olivetto, a marca W/ continua na nova marca da empresa e o próprio Washington passa a ser chairman da nova empresa.

Ele já disse várias vezes, que deseja trabalhar mais 7 anos e aí sim, quando completar 65 anos de idade, se aposenta de vez.

Achei bem bacana a ousadia de ambas empresas e agora juntas, tornam o mercado ainda mais competitivo.

Nas linhas abaixo, posto na íntegra, o comunicado oficial feito na manhã de ontem pela nova WMcCann.

Washington Olivetto, Luca Lindner e Fernando Mazzarolo, têm a honra e o prazer de comunicar o surgimento da WMcCann. Uma união de sonhos similares. Um casamento baseado na comunhão de ideias e ideais.

A WMcCann surge neste ano de 2010 quando muito se comenta a respeito da necessidade de recuperação da auto-estima da publicidade brasileira, tanto dos pontos de vista criativos e negociais, quanto dos pontos de vista éticos e morais. Unindo o maior nome da publicidade brasileira – e um dos maiores nomes da publicidade mundial de todos os tempos – com a mais tradicional e uma das mais sólidas e respeitadas agências de publicidade do planeta.

O projeto WMcCann tem por ideologia e princípio não ser apenas bem sucedido para os diretamente envolvidos nele. Ambiciona muito mais:

Pretende gerar altos índices de felicidade per capita para todos os que se relacionarem direta ou indiretamente com a agência. Sejam clientes, colaboradores, fornecedores ou simplesmente consumidores.

Pretende reacender o orgulho dos profissionais de publicidade de todo o Brasil e a admiração que os profissionais de todo o mundo sempre tiveram pela propaganda brasileira.

Pretende criar o novo, recriar o já existente, cumprir as suas obrigações básicas de vender produtos e construir marcas, mas gerar também, e prioritariamente, campanhas que entrem para a cultura popular do país.

Pretende tudo isso e muito mais, através de uma filosofia de trabalho e comportamento que pode ser resumida na frase que acompanhará a assinatura da agência: WMcCann. A mais moderna agência tradicional do planeta.

WMcCann. O que ninguém sabia nem imaginava em 10 tópicos.

1. Lideranças.
Washington Olivetto, Chairman da WMcCann, nomeado também Chief Creative Officer do McCann Worldgroup da América Latina e Caribe.
Fernando Mazzarolo, Presidente da WMcCann
Paulo Gregoraci, Vice-Chairman de Operações e Mídia da WMcCann

2. Ideologia.
Ser vanguarda criativa tanto no mundo analógico quanto, e principalmente, no mundo digital.
Oferecer excelência em comunicação aos clientes internacionais com atuação no Brasil.
Oferecer excelência em comunicação aos clientes locais.
Oferecer excelência em comunicação e apoio aos clientes brasileiros com atuação, planos ou ambições em qualquer parte do mundo.
Atrair e desenvolver novos talentos.
Eliminar a competição interna tão comum nas agências de publicidade, implantando em toda a equipe a consciência de que é melhor ser co-autor de trabalhos brilhantes do que autor solitário de trabalhos medianos.
Promover na propaganda brasileira e mundial a volta da criatividade embasada, mas espontânea, no lugar da mediocridade teorizada.

3. Princípios.
Não às campanhas políticas e de empresas governamentais (postura histórica de Washington Olivetto e da McCann durante muitos anos).
Não às concorrências predatórias que agora, e finalmente, a ABA e a ABAP começam a discutir e combater.
Não à publicidade fantasma criada apenas para festivais.
Sim a todos os princípios éticos.

4. Tamanho.
Buscar incessantemente ser sempre a primeira em qualidade e uma das 5 primeiras em receita.
Detalhe importante: a WMcCann já nasce como a maior agência de publicidade do Rio de Janeiro, cidade spotlight do Brasil, particularmente nos próximos anos com o Mundial de Futebol e as Olimpíadas.

5. Equipes.
A filosofia da WMcCann é contar com a maioria dos talentos disponíveis, para o atendimento dos clientes da agência, que devem crescer, e muito, com a chegada de Washington Olivetto.
Por outro lado, pelas análises feitas, várias novas posições de trabalho serão criadas para que a agência atinja os padrões de excelência ambicionados por seus líderes.
Portanto a WMcCann já nasce como contratante.

6. Primeiro dia de trabalho.
A WMcCann começa a operar no dia 1º de maio de 2010, Dia do Trabalho.
A escolha dessa data, que neste ano cai em um sábado, tem duas características simbólicas:
A primeira é reforçar a ideia de que vamos trabalhar muito.
A segunda é deixar claro que vamos ser profissionais e competentes o suficiente para fazer o nosso trabalho com brilhantismo durante o período comercial (o mesmo dos nossos clientes) deixando os sábados, domingos, feriados e noites da semana para atividades de cultura e lazer que realimentam corpos e almas.
Nesse sábado de trabalho simbólico acontecerão duas feijoadas comemorativas: uma na sede de São Paulo na Rua Loefgren, 2527 – Vila Clementino (já em obras), e outra na sede Rio de Janeiro na Rua Visconde de Ouro Preto, 5 – 12ºandar – Botafogo. (também já em obras)
Os líderes da agência farão uma ponte aérea e estarão presentes nas duas feijoadas.

7. Nome do auditório.
No dia 10 de maio de 2010, na sede de São Paulo, será inaugurada a placa do auditório da WMcCann com o nome de Roberto Sampaio Ferreira, fundador da Bombril, primeiro cliente 100% brasileiro da McCann Erickson (1949), anunciante simbólico na carreira de Washington Olivetto e agora cliente da WMcCann.

8. Grande festa.
No dia 31 de maio de 2010 acontecerá uma grande festa para a equipe da agência, clientes, imprensa, amigos, "cerebridades" e celebridades no Teatro Bradesco, do Shopping Bourbon.
A festa contará também com um convidado especial dos EUA: o CEO do McCann Worldgroup, Nick Brien.
Na ocasião, o presidente da Nestlé, Ivan Zurita -amigo e cliente do Washington há mais de 30 anos e cliente da McCann desde o início de sua vida profissional – fará uma saudação à WMcCann e Washington Olivetto apresentará o ex-Ministro da Cultura do Brasil e o sempre Ministro de culturas-que-se-unem, Gilberto Gil, com seu show Banda 2.

Antes e depois do show acontecerão coquetéis organizados por Deca Fasano, do Buffet Fasano.

9. Fato Inédito.
Daqui a 7 anos, quando completar 65 anos de idade, Washington Olivetto deixará de ser Chairman da WMcCann e Chief Creative Officer do McCann Worldgroup na América Latina e Caribe para se transformar em Embaixador Criativo da WMcCann no Brasil e do McCann Worldgroup no mundo.

10. Clientes.
A WMcCann surge sem nenhum conflito de clientes.
A agência manterá o conceito, criado pela W/ em janeiro de 2009, utilizando o nome dos clientes como seu sobrenome nas peças criadas para cada um deles.
Exemplos: WMcCann | Grendene; WMcCann | TIM; WMcCann | Nestlé
Trata-se de um lógico e merecido reconhecimento da co-autoria do anunciante em cada trabalho produzido.
 


Tags : agênciablogblog do crespociraçãocontaempregofaturamentofestafusaointernetmccannmercadomídianestlénotíciaplanejamentopropagandapublicidadewashington olivetto
Filipe Crespo

The author Filipe Crespo

Publicitário formado e Mestre em Administração com ênfase em Finanças. Profissional de mídia certificado pelo Grupo de Mídia de São Paulo construiu carreira em agências como Ogilvy, Africa, Y&R, JWT, W/McCann e Lowe, atendendo clientes como: P&G, Unilever, BRFoods, LG, Bradesco e Mastercard. Atualmente é Sócio Diretor do Creativosbr e Consultor de Mídia do McDonalds no Brasil. É idealizador do Amigos do Mercado. É também professor de Planejamento de Mídia na FECAP, na FAAP e no MBA do Mackenzie.

Comentários no Facebook